Associação de turismo promove Algarve a jornalistas e operadores turísticos estrangeiros
A Associação Turismo do Algarve (ATA) convidou um grupo de jornalistas e operadores turísticos internacionais especializados em birdwatching e turismo de natureza para marcarem presença no VI Festival de Observação de Aves, que se realizou no início deste mês, em Sagres, e, ao mesmo tempo, promoverem a região internacionalmente.
Durante os quatro dias do festival, a ATA promoveu diversas atividades com o intuito de apresentar as mais-valias da região e levou a comitiva, além da observação de aves, a participar em visitas guiadas, caminhadas pedestres, passeios de burro ou de cavalo, passeios interpretativos da flora, geologia e arqueologia e ainda em visitas a salinas.
Dora Coelho, diretora executiva da ATA, explica que «o objetivo desta ação passou por dar a conhecer as excelentes características que o Algarve tem para a observação de aves, mas também enquanto destino para turistas que privilegiam outras áreas de lazer», uma vez que apresentar «os locais e os valores naturais do Algarve in loco é a melhor forma de promover o destino e contribuir para o crescimento do turismo».
A participação da imprensa e dos agentes turísticos internacionais nestas ações de promoção constituem uma estratégia da ATA na valorização do Algarve no estrangeiro, mas também estabelecem, na opinião de Dora Coelho, «uma troca de experiências interessante para as diversas entidades algarvias que permitem melhorar de ano para ano».
A ATA é uma associação sem fins lucrativos, cuja missão principal é a promoção e divulgação turística do Algarve e dos seus produtos regionais, através do estudo, preparação e desenvolvimento de ações específicas nos mercados externos e também pela sincronização entre entidades públicas e privadas para a definição de objetivos e estratégias comuns de promoção no estrangeiro.