Artechique com novos stands e workshops
Monchique voltará a ser o palco para a XXVIII edição da Artechique, feira de artesanato e sabores. O certame decorrerá nos dias 10 e 11 de setembro, tendo um horário de funcionamento entre as 10h00 e as 22h00, no sábado, e as 10h00 e 20h00, no domingo.
Contactado pelo Jornal de Monchique, o presidente da Junta de Freguesia de Monchique, José Silva, revelou que a iniciativa contará com “cerca de 30 expositores”, que trarão produtos inseridos nas áreas do “artesanato tradicional e contemporâneo”, além de “comes e bebes”.
No campo do “artesanato tradicional”, o certame terá participantes que criam produtos em “cestaria, colheres de pau, rendas, bordados, empreitas ou cadeiras de tesoura”. No que toca ao “artesanato contemporâneo”, os expositores mostrarão mercadorias de “resina, perfumaria/ cosmética natural, fragrâncias locais, flores secas, macramé ou velas”. Já quanto aos “comes e bebes”, a Artechique contará com um expositor de doçaria tradicional, outro de pão, entre outros. O autarca informou que “não haverá medronho ou enchidos”, mas que estes produtos estarão “disponíveis nos respetivos estabelecimentos de venda”, como a Loja do Mel e do Medronho e nos locais destinados ao comércio de enchidos. Ainda assim, José Silva confirma que “haverá referências” à bebida espirituosa típica desta terra.
Quanto ao que mudará nesta edição em relação às anteriores, o presidente da junta acrescenta que “o espaço a ser utilizado”, nomeadamente os “stands”, será diferente, uma vez que se deseja que “os expositores tenham stands em madeira com palas sobressaídas para protegê-los dos elementos” e com “mais segurança do que no passado”. A zona onde decorre o evento contará ainda com “mais dois bares que são de duas associações locais”.
José Silva também declarou que os produtos comercializados serão “produtos do concelho” e que, por enquanto, “não haverá uma abertura a outras regiões” devido às “limitações de espaço” e à “necessidade de total mudança de figurino” caso tal se venha a concretizar.
O autarca também anunciou aspetos relativos à animação, afirmando que, “no espaço da feira, haverá duas mudanças”. A primeira será a “realização de um workshop de costura criativa no Centro de Artes e Ofícios”, que será realizado no dia 10. As inscrições serão “limitadas e decorrem desde o início do mês de setembro, até dia 8, na Junta de Freguesia de Monchique.
O certame também contará com “um workshop sobre alimentação sustentável a cargo de uma nutricionista”, no dia 11, sendo que as inscrições também se realizam “até dia 8 para se comprar os ingredientes e não correr o risco de desperdício. Esta atividade terá lugar “na sala multiusos, por baixo da sala de estudo, da Junta de Freguesia de Monchique, a partir das 14h30”.
Relativamente ao facto da realização deste evento no período pós-covid, o autarca afirma que “o sentimento geral é de liberdade, de retomar às origens e de entusiasmo de voltar à normalidade”.
Programa:
Dia 10 de setembro:
10h00 – Abertura da feira
10h30 – 19h00 – Animação musical
11h00 – Torneio de 3 Setes, espaço da feira
15h00 – Workshop de costura criativa, no Centro de Artes e Ofícios
16h00 – 19h00 – Pinturas faciais no Largo dos Chorões
21h30 – Espetáculo musical com o grupo “Improvisados” – Largo dos Chorões
23h00 – Baile com Pedro Silva – Largo do Chorões
Dia 11 de setembro:
10h00 – Abertura da feira
10h30 – 13h00 – Animação musical
14h30 – Workshop de alimentação sustentável, Sala Multiusos da Junta de Freguesia
16h00 – 19h00 – Pinturas faciais no Largo dos Chorões
16h00 – Música com Cavaquinhos de Monchique e Cantares CIRM – Largo dos Chorões
16h30 – Encontro de Acordeonistas – Largo dos Chorões
20h00 – Encerramento da Feira