DestaqueRegional

Após votação, Algarve vai acolher Congresso Internacional de Citrinos 2032

O Algarve foi escolhido para acolher o Congresso Internacional de Citrinos em 2032. A votação aconteceu no congresso deste ano, na Coreia do Sul. A região é a principal produtora de citrinos em Portugal, com cerca de 88% da produção localizada em seu território.

O evento, que se realiza de quatro em quatro anos, contará com a participação de centenas de investigadores, técnicos e empresários da área da citricultura, sendo um dos maiores eventos do mundo ao nível das temáticas ligadas ao setor agroalimentar.

A candidatura foi apresentada pelos seguintes parceiros: Universidade do Algarve, CCDR-Algarve (Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve) e AlgarOrange (Associação de Operadores de Citrinos do Algarve). A candidatura foi apoiada pela Associação Portuguesa de Horticultura, pelo Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento, pela Federação da Agricultura Algarvia (Fedagri), pelo Instituto Superior de Agronomia e pelo Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária.

A CCDR-Algarve saudou a escolha. “As condições climatéricas e naturais da região oferecem as condições ideais para a produção de citrinos de qualidade diferenciada, com uma história de séculos, e uma identidade reconhecida a nível nacional e pela União Europeia com a distinção de ‘Citrinos do Algarve’ – Indicação Geográfica Protegida [IGP], fruto do empenho das empresas do setor e da sua interação com a investigação e serviços públicos da área da agricultura”, declarou.

Os resultados da última campanha de citrinos, onde se projetam as tendências para o próximo ano, apontam para um aumento de produção na ordem dos 10% em relação à média dos anos anteriores, sendo expetável que o crescimento se mantenha no próximo ano, aportando um peso significativo à economia regional, com um volume de negócios anual de cerca de 388 milhões de euros. Para além de abastecer o mercado nacional, os citrinos produzidos no Algarve são dos frutos mais exportados por Portugal.

Os últimos congressos tiveram lugar em Valência (Espanha), Foz de Iguaçu (Brasil) e Mersin (Turquia). O deste ano aconteceu na Coreia do Sul, entre os dias 10 e 15 de novembro, e o de 2028 será na Sicília (Itália).

Partilhar