AMAL aposta em medidas para reduzir perdas de água

A AMAL (Comunidade Intermunicipal do Algarve) aprovou o 1º pacote de candidaturas com medidas para reduzir as perdas de água nas redes de abastecimento. Esta decisão surgiu após a 1ª reunião da comissão de gestão do PRR, na qual foi feito um processo de análise e seleção de propostas para a resolução deste problema.

Este procedimento teve o seu início em setembro do ano passado. Nessa altura, a AMAL contratualizou com a Estrutura de Missão “RECUPERAR PORTUGAL” para concessão de um apoio financeiro direcionado para o “Plano Regional de Eficiência Hídrica do Algarve”, que, por sua vez, se enquadra no Plano de Recuperação e Resiliência. A medida “SM1 – Reduzir perdas de água no setor urbano” está incluída no PRR e conta com um apoio financeiro de 35 milhões de euros destinados à redução das perdas reais de água nas redes de abastecimento em baixa.

Ainda no mesmo mês, o 1º aviso para apresentação de candidaturas foi emitido. Após análise dos 26 projetos apresentados, a AMAL aprovou o 1º pacote de sete projetos no valor de 2 milhões de euros para “implementação de 72 Zonas de Medição e Controlo e a criação de 42 Zonas de Pressão Controlada”.

Nota ainda para a constituição da Comissão de Gestão do PRR, formada “pelo Presidente da AMAL, António Pina, que preside, pelo Diretor da Administração da Região Hidrográfica do Algarve, Pedro Coelho, e pelo representante da Universidade do Algarve, José Paulo Patrício Geraldes Monteiro (professor auxiliar da Faculdade de Ciências e Tecnologia)”.

D.P. – AMAL

Share Button