Aljezur renova sistema de recolha de óleos alimentares

O Município de Aljezur estabeleceu um protocolo com a firma Reciclimpa e procedeu à renovação do sistema de recolha de óleos alimentares, através da aquisição de novos oleões para a deposição de óleo alimentar usado.

A Câmara Municipal de Aljezur (CMA) explica que este investimento, estimado em 8.118,00€, «visa prestar um serviço de excelência no que concerne à limpeza e salubridade pública, quer a munícipes, quer a visitantes do concelho». Para além da renovação dos oleões, que contribuiu para a melhoria significativa da sua operacionalidade e estética, a edilidade também criou quatro novos pontos, de modo a aproximar o serviço aos utentes.

Esta medida permite ainda que o município cumpra o disposto na legislação em vigor, nomeadamente o Decreto-Lei n.º 267/2009 de 29 de setembro, que estabelece «o regime jurídico da gestão de óleos alimentares usados (OAU), produzidos pelo setor doméstico. Tanto a criação dos pontos de recolha existentes, quer o encaminhamento de óleo alimentar usado para destino final adequado é efetuado de acordo com o disposto no referido documento legal, permitindo a quantificação e rastreabilidade do óleo alimentar recolhido», acrescenta a CMA.

A utilização dos oleões deverá ser única e exclusivamente para a deposição de óleo alimentar usado, o qual deverá ser colocado numa garrafa bem fechada, evitando o seu transvaze para o exterior e mantendo o contentor limpo.