Algarve 2030: CCDR Algarve promove sessões de reflexão estratégica
O futuro de Portugal a médio e longo prazo teve o início da sua reflexão estratégica, esta semana, num encontro promovido pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve (CCDR Algarve), e envolveu a discussão de variados atores económicos e sociais da região.
Esta reflexão é «um exercício da maior importância», que está a ser realizada de forma abrangente pelo Governo, sobre os «grandes objetivos para o país, bem como na orientação das políticas públicas que para eles concorrem», explica a CCDR Algarve em comunicado.
Com as audições e consultas públicas «iniciou-se a preparação do próximo período de programação dos fundos da União Europeia no Algarve, que deverá respeitar os objetivos e opções que venham a ser definidos na estratégia para o país».
Neste sentido estão programadas três sessões abertas ao público, com a participação pública dirigida às entidades que integram os órgãos consultivos da região. As sessões vão acontecer nas seguintes datas: a 18 de abril – Vila Real de Santo António (Centro Cultural António Aleixo); 2 de maio – Loulé (Convento do Espírito Santo) e 9 de maio – Portimão (TEMPO – Teatro Municipal de Portimão). O seu início está previsto às 14h00.
Através destas sessões pretende-se «promover a participação cidadã no processo de construção de uma estratégia, que se deseja partilhada e que contemple a discussão dos grandes desígnios e desafios regionais para a próxima década», concluí a CCDR Algarve que criou um espaço na sua página na Internet onde podem ser consultados os documentos para reflexão e submetidos contributos.