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Água Monchique é a primeira empresa portuguesa no setor das águas minerais a apresentar um relatório de sustentabilidade

A Sociedade da Água de Monchique (SAM) disponibilizou o seu primeiro Relatório de Sustentabilidade, onde dá conta dos resultados já alcançados e dos esforços previstos para os próximos dois anos no âmbito do seu plano desenvolvimento sustentável que visa atuar nos campos do clima, ética, inovação e humano. É a única empresa no setor das águas minerais em Portugal a fazê-lo até agora.

“Apesar dos complexos desafios que enfrentámos durante o ano de 2022, não abrandámos os esforços na prossecução dos nossos abrangentes compromissos com a sustentabilidade. Antes pelo contrário. Com o empenho de todos os colaboradores, continuamos a executar a nossa estratégia, com impacto direto em todos os nossos stakeholders e, como tal, na sociedade em geral, colocando sempre o foco em como melhor servir os nossos Monchique Lovers”, refere em comunicado Vítor Hugo Gonçalves, CEO da Sociedade da Água de Monchique.

No que diz respeito aos sucessos já obtidos do ponto de vista ambiental, destacam-se o consumo de energia proveniente em exclusivo de fontes renováveis, a integração e apoio a diversas iniciativas de economia circular, a gestão da atividade industrial em equilíbrio com a natureza, a incorporação de 30% de rPET nas suas garrafas (antecipando assim em oito anos as diretivas europeias) ou a introdução no mercado da primeira garrafa 100% reciclada e reciclável.

Para os próximos dois anos, a SAM assume uma série de compromissos nos eixos que considera essenciais para a sustentabilidade da empresa a curto, médio e longo prazo, nomeadamente “desenvolver as pessoas, agir pelo clima, inovar para impactar e ser transparente e justo”.

Relativamente às pessoas, a empresa detentora da única água hiperalcalina portuguesa considera fundamental “valorizar a relação com os colaboradores, fomentar a sua evolução profissional e pessoal, garantindo a igualdade de oportunidades e promovendo a diversidade, a inclusão e o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, com uma tónica muito própria no cuidado e na atenção à saúde mental.”

Quanto ao segundo eixo, visando atingir a neutralidade carbónica até 2030, a SAM propõe-se a garantir, até 2025, a neutralidade e autossustentabilidade energética, através do aumento para 50% da produção de energia 100% renovável, da redução em 15% do consumo de energia elétrica e da promoção da mobilidade sustentável com 30% da frota equipada com veículos menos poluentes.

Uma vez que a inovação está no “topo da agenda” da empresa há anos, esta destaca o seu compromisso de nos próximos dois anos aumentar em 20% o número de produtos e serviços desenvolvidos e em 10% as parcerias internas e externas, nacionais e internacionais, no que respeita a I&D em bottle recycling, innovative brands for packaging e em produtos dermocosméticos inovadores, sempre com uma aposta constante na digitalização de processos e procedimentos.

De forma a que tudo isto seja feito de uma forma transparente e justa, o CEO da Sociedade da Água de Monchique compromete-se a publicar, anualmente, o desempenho da empresa em matéria de sustentabilidade, contemplando todas as suas dimensões.

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