DestaquePortimãoRegional

‘Dia Aberto na Gruta da Companheira’ ganha nova data

Após as vagas para o próximo sábado (4/10) esgotarem-se, o Museu de Portimão abriu uma nova data para o “Dia Aberto na Gruta da Companheira”, que permitirá conhecer vestígios humanos com mais de 45 mil anos.

O museu agendou para o próximo dia 25, pelas 10h, uma visita orientada ao exterior da gruta. Recomenda-se aos participantes que usem vestuário e calçado apropriados.

A experiência possibilitará conhecer vestígios de ocupações do Paleolítico Médio, recolhidos na sequência das escavações arqueológicas em curso e dirigidas por investigadores da Universidade do Algarve (UAlg).

Há elevado interesse pela temática, dado que no sítio houve a presumível presença do Homem de Neandertal. A gruta possui um grande potencial de investigação, tendo sido descoberta no início de 2016, durante o trabalho de construção da nova ETAR (Estação de Tratamento de Águas Residuais) de Portimão, no sítio da Companheira, quando foi localizada uma nova cavidade com vestígios arqueológicos.

Apesar de atualmente não ser possível visitar o interior da gruta, ele compõe-se por duas câmaras horizontais pequenas e vários corredores, num comprimento estimado de cerca de 10 metros, um dos quais acessível a partir da estrada nacional 125.

Após a descoberta, a gruta foi intervencionada por investigadores da UAlg, tendo sido possível escavar depósitos com materiais arqueológicos.

Ainda que se trate de dados preliminares, foram identificadas várias ferramentas em pedra que serão, muito provavelmente, neandertais, e também muitos restos de animais, entre os quais o veado, o cavalo, o auroque ou a tartaruga.

Abertas a um máximo de 20 pessoas, as inscrições para a segunda sessão da atividade estarão disponíveis brevemente. A concentração será no parque de estacionamento da ETAR da Companheira.

Partilhar