Monchique comemora Dia da Europa com várias atividades

O Município de Monchique, a Associação Vicentina, o Agrupamento de Escolas de Monchique (AEM) e o Europe Direct Algarve estão a organizar várias atividades inseridas nas comemorações do Dia da Europa. As diferentes iniciativas partiram de um repto lançado pelo Centro de Informação Europeia Jacques Delors e decorrem nos dias 28 e 30 de abril e 7 e 10 de maio, na vila de Monchique.

As iniciativas realizadas enquadram-se no binómio “conhecimento/expressão artística”, cujo objetivo será “criar espaços de expressão criativa para que os/as jovens possam expressar os seus valores através da arte”.

Segundo a organização, na primeira atividade, prevista para o dia 28 de abril, às 15h25, o anfiteatro do agrupamento escolar “irá acolher o workshop ‘Expressar a Europa através da Arte e dos Valores’, dirigido aos/às alunos/as do 9.º ano do AEM, sendo desenvolvida uma sessão de inspiração sobre o papel da arte na expressão dos valores da paz”.

Os dias 30 de abril e 7 de maio contam novamente com a presença dos alunos deste ano de escolaridade, que participarão em “dois ateliês criativos subordinados ao tema ‘A(r)tivar a Cidadania Europeia'” para “criação de um percurso artístico na vila de Monchique”. O início das atividades está previsto para as 9h30, prologando-se até às 13h00 e com uma segunda parte das 14h00 às 17h00. A finalidade destas iniciativas é “estimular a criação artística para a expressão de valores de cidadania”, tendo por base a obra da pintora ucraniana Maria Prymachenko e contando com orientação por parte da artista Joana Bandeira Rocha. O ponto de partida será o anfiteatro do AEM.

As últimas atividades terão como ponto de partida a realização da Conferência Debate sobre as alterações climáticas, que terá lugar dia 9 de maio, pelas 16h30, no auditório da sede da CCDR Algarve, em Faro. Já no dia 10, em Monchique, as restantes iniciativas serão direcionadas tanto para os alunos do 9.º anos do AEM como para a comunidade em geral. Às 9h30, o auditório do agrupamento receberá o seminário “De que é feita a Paz? Dia da Europa 2022”. Nesta sessão, os participantes abordarão “temas importantes para a capacitação dos/as jovens, tais como os direitos humanos, políticas e oportunidades para a juventude europeia e o papel do voluntariado na sustentabilidade ambiental e social”. Ao meio-dia, o “percurso artístico” elaborado anteriormente será inaugurado, “tendo como ponto de partida a Escola Básica Manuel Nascimento e paragens na Travessa da Portela, no Largo da Misericórdia e no Largo dos Chorões, terminando na zona exterior das Piscinas Municipais de Monchique”. Já na parte da tarde, as atividades desenvolvidas serão “para todas as idades, incluindo demonstrações de skate, a cargo da Associação wallride e uma ação de voluntariado ambiental com a APA-ARHAlgarve”.

Share Button