DesportoDestaqueLocalRegional

Volta ao Algarve arranca amanhã e passa logo por Monchique

Entre esta quarta-feira (19) e 23 de fevereiro, o Algarve volta a ser palco de um dos maiores eventos desportivos do calendário internacional. A 51ª Volta ao Algarve arranca amanhã e passa logo por Monchique.

As cinco etapas somam 748,1 quilómetros de um percurso renovado (ver mapa abaixo). Neste ano, esperam-se a subida à Foia por uma nova vertente – mais exigente do que nos últimos anos –, uma etapa ao estilo das clássicas, com chegada a Faro, e chegadas ao sprint em Lagos e Tavira.

Os locais de partida e de chegada das etapas se repetem face aos anos anteriores. As últimas pedaladas voltam a acontecer no alto do Malhão, no concelho de Loulé, só que, pela primeira vez, em contrarrelógio individual.

Confira as cinco etapas:

  • 19/2: Portimão-Lagos (192,2 km)
  • 20/2: Lagoa-Foia (177,6 km)
  • 21/2: Vila Real de Santo António-Tavira (183,5 km)
  • 22/2: Albufeira-Faro (175,2 km)
  • 23/2: Salir-Malhão (CRI) (19,6 km)

A competição de ciclismo de referência atravessa a região da costa à serra, proporcionando um espetáculo único a milhares de espectadores e entusiastas do ciclismo em todo o mundo.

Reconhecida como a melhor prova do Circuito UCI ProSeries em 2023 e 2024, a Volta ao Algarve reforça a sua notoriedade no panorama internacional, de acordo com o Turismo do Algarve. A entidade marcará presença nesta edição como naming sponsor da Camisola Amarela, símbolo do líder da classificação geral.

A iniciativa alia-se às campanhas “Água é Vida”, direcionada às comunidades locais, e “Save Water”, orientada para os visitantes, iniciativas que estarão visíveis em diversos suportes nos locais de partida e chegada, bem como ao longo do percurso das etapas, refletindo-se ainda na Camisola Azul da competição, que exibirá exclusivamente a identidade das campanhas.

Aceda aqui aos percursos detalhados e aqui aos horários aproximados. Os condicionamentos de trânsito na zona de Monchique foram divulgados pela câmara municipal e estão nas imagens abaixo.

Partilhar