CulturaDestaquePortimãoRegional

Variados eventos marcam o aniversário do Museu de Portimão

Além da Corrida Fotográfica e da recriação “Um Dia na Pré-História”, o Museu de Portimão celebra seu 17.º aniversário com uma exposição e o lançamento de um livro.

O lançamento oficial da reedição do livro “Sabores da Cozinha Algarvia”, de José Vila, levado à estampa pelo Clube do Autor S.A., terá lugar no auditório do museu no sábado (17), às 16h. O autor continua a propor uma viagem pela gastronomia algarvia por meio das mais diversas receitas apresentadas na publicação.

O que o livro oferece é, portanto, uma simbiose dos produtos da terra e do mar e será para falar sobre a publicação que estará presente na sessão José Manuel Silva, sobrinho do autor.

O lançamento da primeira edição, intitulada “Coisas da Terra e do Mar”, realizou-se em 2001 no mesmo local, quando o espaço ainda era a antiga fábrica de conservas. Só mais tarde o imóvel viria a ser transformado no atual museu, mantendo as suas fortes ligações à história da indústria conserveira.

Mostra “Cores da Terra e do Mar”

Se os sabores foram uma componente importante na vida de José Vila, também a pintura foi uma das suas paixões. Não é por acaso que no mesmo dia, às 17h, será inaugurada a exposição “Cores da Terra e do Mar”, uma mostra que dá a conhecer um percurso retrospetivo, na qual são enaltecidos os seus 64 anos de atividade como artista.

Uma faceta iniciada quando pintou o seu primeiro quadro aos 13 anos, em 1957, e que se estendeu ao longo da sua vida até às suas últimas obras, datadas de 2021, aos 77 anos.

José Duarte Martins da Silva (1944-2021), mais conhecido por José Vila, era natural da Mexilhoeira Grande, no concelho de Portimão, e frequentou os cursos de pintura e desenho do Arco e Mosaico e história de arte do Iade. A curadoria da exposição é de José Gameiro.

As cores das telas voltam, porém, a ser substituídas pelos sabores das experiências gastronómicas de sua adega Vila Lisa no fim da inauguração – será preparada uma degustação de iguarias, que conferem a autenticidade e a simplicidade do sabor de produtos algarvios, preparadas pelo seu amigo José Lisa para todos os visitantes.

Parabéns ao museu

O cantar dos parabéns ao museu, às 18h, será entoado pelos elementos da IsmaTuna, do Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes, seguindo-se o corte do bolo de aniversário, para além de outras surpresas.

Dia Internacional dos Museus

Todos os anos, o dia 18 de maio é reservado para assinalar o Dia Internacional dos Museus, numa iniciativa do Conselho Internacional de Museus (Icom).

O tema central escolhido para 2025 é “O Futuro dos Museus nas comunidades em rápida transformação”, que, por sua vez, se divide noutras três abordagens: “Património Imaterial”, “Juventude” e “Novas Tecnologias”.

No domingo (18), em que todos os visitantes são convidados a entrar gratuitamente no museu, são esperadas mais surpresas para quem passar pelo espaço cultural.

Partilhar