Turismo do Algarve promove webinar sobre migrantes no setor
O Turismo do Algarve organiza amanhã (21), entre as 15h30 e as 16h15, um webinar dirigido ao trade regional para apresentar e esclarecer dúvidas sobre o “Programa de Formação e Integração de Migrantes e Beneficiários de Proteção Social” no setor do turismo.
A iniciativa resulta de um protocolo assinado entre o Turismo de Portugal, a Confederação do Turismo de Portugal (CTP) e a Agência para a Integração, Migrações e Asilo (Aima). A meta é acolher, qualificar e integrar profissionalmente os migrantes e os beneficiários de proteção internacional em Portugal.
O Turismo do Algarve junta-se à divulgação e promove a sessão de esclarecimento, que conta com o seguinte programa:
- 15h30: Boas-vindas
André Gomes, presidente do Turismo do Algarve
- 15h40: Apresentação e enquadramento do programa no âmbito do Roadmap Economia
Catarina Paiva, vogal do conselho diretivo do Turismo de Portugal
- 15h50: Apresentação e visita guiada ao formulário de inscrição e adesão das empresas
Ana Paula Pais, diretora coordenadora da direção de gestão de competências e capacitação do Turismo de Portugal
- 16h00: Período de perguntas e respostas
A sessão, gratuita e de acesso online, destina-se a empresas do setor do turismo interessadas em aderir ao programa e tirar dúvidas sobre o processo de candidatura. A inscrição é obrigatória e deve ser feita aqui.
As candidaturas ao programa “Integrar para o Turismo” estão abertas até o próximo dia 31. Mais informações estão disponíveis aqui ou pelo e-mail integrar@turismodeportugal.pt.
Para questões específicas sobre o webinar, contacte o Turismo do Algarve: apoio.empresario@turismodoalgarve.pt.
Incentivos à internacionalização
Para além do universo turístico, o projeto regional “Algarve 2030” está a apoiar a internacionalização das empresas locais.
A comissão diretiva do programa, responsável pela gestão dos fundos europeus de coesão alocados à região, aprovou as primeiras candidaturas ao Sistema de Incentivos à Competitividade Empresarial – Internacionalização das Pequenas e Médias Empresas (PME).
Um total de 1,7 milhões de euros de valor elegível é o montante que será investido na internacionalização das empresas do Algarve, em especial do turismo e da agroindústria, com uma taxa de cofinanciamento média de 60%.
São beneficiárias desses apoios à internacionalização a Nera (Associação Empresarial do Algarve), a ATA (Associação de Turismo do Algarve), a RTA (Região de Turismo do Algarve), a Algarorange (entidade responsável pela organização e promoção da fileira dos citrinos) e a CVA (Comissão Vitivinícola do Algarve).
O principal objetivo desse apoio é reforçar a capacitação das PME da região para que possam expandir a sua presença internacional. Com ações estruturadas de promoção e marketing, as PME terão a oportunidade de aumentar a sua base exportadora e conquistar reconhecimento nos mercados globais.
Para mais informações sobre o programa e como candidatar-se, consulte o site do programa e acompanhe todas as noticias na página do Facebook do programa.