Teatros algarvios juntos em rede que visa apoiar a criação cultural da região

14 - teatro portimão
TEMPO, Teatro Municipal de Portimão Concelho – 438 lugares – Ano de abertura 2008

A Rede de Teatro do Algarve foi apresentada no passado dia 9 de janeiro, numa cerimónia que reuniu no Teatro das Figuras, em Faro, os delegadas dos onze municípios aderentes a esta organização.

A denominada Rede AZUL é constituída pelos concelhos de Albufeira, Faro, Lagoa, Lagos, Loulé, Olhão, Portimão, São Brás de Alportel, Silves, Tavira e Vila Real de Santo António, com a missão de «programar e apoiar a criação e produção cultural regional, rentabilizando as infraestruturas existentes e reforçando toda a oferta cultural, bem como permitir receber no Algarve produções nacionais e internacionais», explicam os seus representantes.

14 - Teatro Lagoa
Auditório Municipal de Lagoa – 299 lugares – Ano de abertura 2006

«Os objetivos desta iniciativa é, principalmente, identificar dinâmicas de programação cultural existentes nos espaços pertencentes à Rede; promover reuniões de trabalho entre os técnicos, mediador es e agentes culturais; qualificar as equipas técnicas e artísticas; criar um evento regional, descentralizado pelos vários municípios e apoiar a criação e a mobilidade de agentes locais, assim como a circulação dos seus trabalhos pelos espaços da Rede», acrescentam.

A Rede AZUL estrutura-se em três eixos principais, sendo o primeiro o apoio à criação, o segundo a programação e o terceiro a formação.

14 - Centro Cultural Lagos
Centro Cultural de Lagos – 300 lugares – Ano de abertura 1992

Uma das primeiras ações da Rede AZUL é o «CONVITE à CRIAÇÃO», no qual as estrutura
s artísticas de cariz amador sediadas no Algarve são convidadas a criar e apresentar um trabalho original no âmbito das artes performativas, que será estreado entre 2016 e 2017. Esta atividade visa, segundo os seus responsáveis, «promover e valorizar a criação artística e a produção de projetos inovadores e diferenciadores no Algarve nas áreas da música, dança, teatro e performance; criar condições para uma efetiva, concertada e eficaz circulação da criação artística; estimular as estruturas de cariz amador sediadas na região para novos desafios
artísticos e criativos e fomentar criadores e estruturas emergentes dotados de inegável consistência, exigência e qualidade artísticas».

A verba total a atribuir à candidatura selecionada será de € 7.000,00 para efeitos de apoio à produção. Os interessados podem solicitar mais informações através do email: redeazulalgarve@gmail.com.

 

14 - Teatro silves
Teatro Mascarenhas Gregório – 159 lugares – Ano de abertura 1909
14 - teatro Albufeira
Auditório Municipal de Albufeira – 368 lugares – Ano de abertura 1997