Serra de Monchique distinguida no prémio «Portugal Cinco Estrelas»

Mais de 205 mil portugueses ajudaram a escolher 100 principais recursos patrimoniais e 79 marcas de origem portuguesa que se destacam regionalmente. Entre cozinha tradicional, doçaria regional, feiras, festas e romarias, museus e praias, serras e vinhos, o «Portugal Cinco Estrelas» destaca os principais recursos patrimoniais do Algarve. A serra de Monchique foi distinguida na categoria «Serras | Montanhas».

Este concurso pretende ressaltar os principais recursos que valorizam o país e que tornam Portugal num destino «Cinco Estrelas», assim como as marcas exclusivas de origem portuguesa e de maior relevo em cada região.

Além do reconhecimento de empresas portuguesas que se destacam a nível regional, os prémios identificam «o que de melhor existe em Portugal, quer a nível de recursos naturais, gastronómicos e vinhos, quer a nível de arte e cultura, monumentos e património, aldeias e vilas e outros ícones de referência nacional», explica o comunicado enviado pela IPSIS.

O Algarve conquistou várias categorias, devido às «praias, calor, animação noturna e beleza paisagística» que tornam a costa algarvia «absolutamente deslumbrante». O Dom Rodrigo (doçaria tradicional), a Ilha de Tavira (ilhas), o Centro de Ciência Viva (museus), a Praia da Rocha (praias), a laranja do Algarve (produtos naturais), o Parque Natural da Ria Formosa (reservas, paisagens, barragens) e a Serra de Monchique (serras) foram os principais recursos distinguidos nas várias categorias da votação online.

Entre as marcas exclusivamente de origem portuguesas presentes no Algarve foram distinguidas a iService, Antarte, Pão do Rogil, Casa Viva, GMS Store, Soluções Ideais, Pump Fitnesse Spirit, Centros Únicos e Dr. Campos Costa. Estas foram eleitas recorrendo à metodologia do prémio que mede o grau de satisfação dos consumidores com base em cinco critérios: satisfação pela experiência, relação qualidade-preço, intenção de compra ou recomendação, confiança na marca e inovação. A eleição é feita em três fases diferentes – comité de avaliação, testes de experimentação e questionários de avaliação massificada.

A entrega dos prémios da 1.ª edição do «Portugal Cinco Estrelas» realiza-se a 12 de abril, no Teatro Thalia, em Lisboa.