Rota do Petisco distinguida com prémio nacional

A Rota do Petisco, projeto criado pela Associação Teia D’Impulsos, foi a vencedora do Prémio Nacional de Turismo 2021 na categoria Turismo Gastronómico. A distinção foi atribuída no passado dia 7 de fevereiro, data da 3.ª edição desta iniciativa destinada a galardoar os melhores projetos, empresas e práticas na área turística.

Este prémio, criado pelo jornal Expresso e pelo banco BPI, dividiu-se em cinco categorias: Turismo Autêntico, Turismo Gastronómico, Turismo Inclusivo, Turismo Inovador e Turismo Sustentável. Para escolher um vencedor, o júri teve em conta critérios como a capacidade de resposta ao impacto do Covid-19, a ligação ao consumidor, a inovação e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O grupo de finalistas da categoria Turismo Gastronómico (uma vertente estreada nesta edição) incluía também os projetos KAMPO by Chef Júlio Pereira, Região de Coimbra, Programa Seleção da AHRESP e Scoop ‘n Dough. No final, a Rota do Petisco foi considerada pelos jurados como a melhor iniciativa.

Luís Gonçalves, presidente da Associação Teia D’Impulsos, não conseguiu esconder a satisfação pela vitória nesta categoria: “É com indisfarçável orgulho que o recebemos, claro, mas atribui-nos também uma responsabilidade acrescida para continuarmos a trabalhar e a manter, se possível melhorar, a qualidade da Rota do Petisco. Obrigado a todos: à nossa equipa, aos nossos parceiros, sem os quais nada seria possível, bem como aos estabelecimentos aderentes e petiscadores”.

O coordenador da Rota do Petisco, Nuno Vieira, também demonstrou o seu contentamento com a conquista deste galardão: “Foi com um enorme gosto e orgulho que toda a equipa da TDI [Teia D’Impulsos] recebeu este reconhecimento nacional do impacto turístico da Rota do Petisco. Este é um projeto que anualmente envolve diretamente milhares de algarvios e que constitui um motor da economia do turismo regional”.

Os preparativos para a 12.ª edição deste roteiro gastronómico já arrancaram, sendo que já são conhecidas algumas novidades para este ano, como a Rota da Memória e a Rota das Adegas. A iniciativa terá lugar entre os dias 14 de setembro e 16 de outubro.

A Teia D’Impulsos é uma associação sem fins lucrativos cujo principal objetivo é o desenvolvimento de projetos de cariz social, cultural, desportivo, formativo e ambiental, alicerçados na igualdade de direitos e oportunidades entre todos os cidadãos.

D.P. – Teia D’Impulsos

Share Button