RegioStars 2018 abre candidaturas até 15 de abril

A 10.ª edição dos Prémios RegioStars lançado pela Comissão Europeia, com as inscrições abertas até 15 de abril, tem como objetivo identificar boas práticas em desenvolvimento regional, destacar projetos originais, inovadores e inspiradores para as regiões.

Nos RegioStars 2018 as categorias abrangidas passam por «apoiar a transição para a indústria inteligente», «alcançar a sustentabilidade através da redução das emissões de carbono», «criar melhores acessos aos serviços públicos», «enfrentar os desafios da migração» e, o tema do ano, «investir no património cultural».

Desde 2008 que a Comissão Europeia organiza os RegioStars que «distinguem iniciativas inovadoras à escala regional e projetos desenvolvidos com o apoio dos fundos da União Europeia em Portugal». Alguns dos projetos premiados em território nacional foram o IPN – TECBIS – Aceleradora de Empresas, reconhecido entre os finalistas de 2017. O Centro Bio da BLC3 foi o vencedor da categoria «Crescimento Sustentável» em 2016. Na edição de 2015, a distinção foi para a «Eurocidade Chaves-Verín» no domínio das iniciativas de cooperação transfronteiriças.

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve «desafia promotores e beneficiários do Programa Operacional CRESC ALGARVE 2020 a apresentarem a sua candidatura, dando reconhecimento internacional aos seus projetos», anuncia em comunicado à imprensa.

Os vencedores serão anunciados a 9 de outubro durante a EWRC 2018 – Semana Europeia das Regiões e Cidades, numa edição particularmente dedicada à temática do «Ano Europeu do Património Cultural».