DestaqueLocal

Proposta de estratégia sub-regional 2030 apresentada em Monchique

A proposta de estratégia sub-regional 2030 foi apresentada num seminário que decorreu no dia 30 de setembro, na Vila Termal de Monchique. A sessão contou com a presença da CCDR Algarve e com as Associações de Desenvolvimento Local do Algarve, tendo sido organizada pela Associação Vicentina.

Segundo esta última, a proposta foi concebida “no âmbito do projeto Articular para Intervir, liderado pela CCDR Algarve em parceria com as Associações de Desenvolvimento Local do Algarve” e é “financiado pelo CRESC Algarve 2020”. A sua apresentação ficou “a cargo de Tiago Ferreira, diretor executivo da Aliados Consulting, sob o lema ‘Vontade de Bem Fazer’ que integra a proposta de estratégia para a década” e da qual “resultou uma visão de futuro, objetivos estratégicos, linhas de atuação e projetos de intervenção”.

Já os painéis da tarde foram compostos por “parceiros que apresentaram a atividade das organizações que representam e se posicionaram relativamente ao próximo passo”, designado “Tempo de Intervir”. A presidente da Comissão Vitivinícola do Algarve, Sara Silva, a presidente da Algarchurra, Rita Guerreiro, o presidente da Aspaflobal, Nuno Fidalgo, o presidente da Associação de Regantes e Beneficiários do Alvor, António Marreiros, e o representante do Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes (ISMAT), Miguel Portugal, foram os intervenientes deste quadro. A moderação ficou a cargo do primeiro Secretário da AMAL, Brandão Pires, e do diretor de Serviços de Investimento da DRAP Algarve, Ezequiel Pinho.

O seminário contou com o presidente da Câmara Municipal de Monchique, Paulo Alves, e a presidente da Associação Vicentina, Aura Fraga, na sua abertura. A sessão de apresentação foi encerrada pela diretora de Serviços de Desenvolvimento Regional da CCDR Algarve, Maria de Lurdes Carvalho, pelo diretor regional da DRAP Algarve, Pedro Valadas Monteiro, e pelo vice-presidente da Câmara Municipal de Monchique, Humberto Sério.

O evento teve ainda representantes de outros municípios algarvios como a presidente do Município de Vila do Bispo, Rute Silva, o presidente do Município de Aljezur, José Gonçalves, a vice-presidente do Município de Lagoa, Anabela Simão, a vereadora do Município de Lagos, Sandra Oliveira, e representantes dos Municípios de Silves e Portimão, Francisco Martins e Sara Esperidião. “Parceiros privados, pessoas e entidades interessadas em integrar a parceria para 2030” também marcaram presença.

Foto: Associação Vicentina

Partilhar