Portimão: 4 mil pessoas assistiram à abertura da «Cidade Europeia do Desporto 2019»
O Pavilhão Arena em Portimão, no âmbito da «Cidade Europeia do Desporto 2019», recebeu cerca de quatro mil pessoas que assistiram ao arranque da iniciativa que vai trazer ao concelho mais de mil eventos para este ano. A cerimónia de abertura decorreu na sexta-feira, 18 de janeiro, no Pavilhão Arena, num espetáculo de multimédia e música, apresentado pela dupla Cláudia Semedo e Pedro Miguel Ribeiro.
Isilda Gomes, presidente da Câmara Municipal de Portimão, disse aos jornalistas que está estimado o investimento de «dois milhões de euros na construção e melhoramento das infraestruturas desportivas no concelho, proporcionando uma média de três iniciativas desportivas por dia ao longo de todo o ano».
As atividades «estão as ligadas ao desporto escolar, importantes e fundamentais, porque a juventude está nas escolas, estabelecimentos escolares que estão envolvidos na Cidade Europeia do Desporto e onde tem de ser feito todo um trabalho», explicou a autarca e destaca que «isto é um grande movimento e um mobilizar de todos os portimonenses para este projeto, que deve ser acarinhado por todos».
Ainda que os eventos desportivos não gerem receitas, Isilda Gomes acredita que para a cidade o retorno económico «será enorme, porque são mais de 40 mil as dormidas, os impostos e toda a dinâmica económica que é criada no concelho», sendo «reconhecida a sua capacidade de organizar este evento ao longo de todo ano».
A cerimónia de abertura contou com a presença de João Paulo Rebelo, Secretário de Estado do Desporto, que considera que estas iniciativas permitem «que os municípios dediquem muito da sua atenção ao desporto ao longo do ano, como aconteceu no ano passado em Braga, e anteriormente em Gondomar, e também, não só algum investimento de infraestruturas que é sempre necessário, mas na consciencialização que as pessoas vão ganhar para a necessidade de estarem ativas».
O Governo «quer mais e melhor desporto para todos em Portugal e este título traz o desporto menos formal, não num quadro competitivo, justamente um desporto para todos», disse João Paulo Rebelo e acrescentopu que o Governo vai apoiar Portimão «com pouco mais de 130 mil euros, uma ajuda ao investimento, um montante que já é significativo e que dá uma ajuda ao que são as atividades a desenvolver ao longo do ano.
Rosa Mota e Jorge Pina, embaixadores da CED 2019, o músico Daniel Pereira Cristo, Marisa Liz e os Amor Electro, que protagonizaram um dos momentos altos da noite ao interpretarem o Hono CED 2019, foram alguns dos convidados que subiram ao palco.
A cerimónia de abertura contou com a presença autarcas locais, os Secretários de Estado do Desporto, João Paulo Rebelo, das Florestas e Desenvolvimento Rural, Miguel Freitas, e das Pescas, José Apolinário.