Município de Silves e associação Almargem realizam vistoria aos percursos da Via Algarviana

A Câmara Municipal de Silves (CMS), em parceira com a Associação Almargem, desenvolveu nos passados dias 12 e 13 de janeiro, trabalhos de vistoria dos percursos da Via Algarviana que cruzam o território do concelho.

De acordo com a CMS «a vistoria identificou a necessidade de intervir essencialmente na remarcação da sinalética já implementada, na reposição de postes caídos e no desbaste de vegetação que impedia a visibilidade da sinalética, trabalhos que ocorreram de imediato».

No dia 12 de janeiro, a inspeção decorreu numa extensão de 41 quilómetros e os trabalhos prenderam-se com a revisão dos sectores 9 – entre São Bartolomeu de Messines e Silves – e metade do sector 10, que liga Silves à Foz dos Barreiros. Já no dia 13, a vistoria percorreu o Percurso Cultural de São Bartolomeu de Messines (PR1 SLV), uma pequena rota complementar à Via Algarviana, com 12,5 quilómetros.

A Via Algarviana é uma Grande Rota Pedestre (GR13) que atravessa todo o Algarve, com uma extensão de 300 quilómetros, os quais estão inseridos, na sua maioria, na serra algarvia. Nesse sentido, o Município de Silves considera que «a intervenção permitiu garantir que todas as condições de segurança e orientação estão reunidas para os utilizadores da Via Algarviana, agora que se aproxima a época alta de utilização desta rota que dá a conhecer o interior algarvio».