DestaqueLocal

Município de Monchique decreta luto por Dilar Gamito

Reunida nesta terça-feira (19), a Câmara Municipal de Monchique deliberou por unanimidade ratificar o despacho que decretou luto após a morte da engenheira e deputada municipal Dilar Duarte Gamito, com fundamento na “natureza das funções desempenhadas, o seu empenho cívico e as suas qualidades humanas com que defendeu os interesses coletivos”. O luto municipal reporta-se aos dias 18 a 20 de novembro e é caracterizado no hastear da bandeira do Município a meia haste no edifício dos Paços do Concelho.

Na mesma reunião foi aprovado, igualmente por unanimidade, um voto de pesar nos seguintes termos:

“Faleceu, dia 18-nov-2024, DILAR DUARTE GAMITO, aos 63 anos de idade, vítima de doença prolongada, deputada na Assembleia Municipal de Monchique.

Nascida em 19-set-1961, natural de Monchique, licenciou-se em Agronomia pela Universidade Técnica de Lisboa.

Regressando a Monchique, enveredou pela função docente, nos finais dos anos 80 do século passado, lecionando nas disciplinas de matemática e ciências da natureza, nos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico, na Escola Manuel do Nascimento.

Ativa na participação cívica, foi dirigente da Casa do Povo de Alferce quando esta foi relançada como movimento associativo após a extinção das casas do povo e da junta central, tendo sido determinante a sua prestação para a coletividade que hoje tem uma atividade de reconhecido valor para a comunidade.

Como autarca fez parte da Junta de Freguesia de Alferce, como secretária, no mandato autárquico 1993-1997 e nas Eleições Autárquicas de 2021 foi eleita deputada municipal e integrou o grupo do Partido Socialista na Assembleia Municipal de Monchique, encontrando-se atualmente em funções.

No seu breve percurso de vida a Eng.ª DILAR GAMITO imprimiu determinação, humanismo e uma jovialidade desprendida de preconceitos e de respeito pelos outros, qualidades que revelam o caráter de uma grande Mulher e que ficará na memória de todas e todos que tiveram o privilégio de cruzar o seu caminho.

O Município de Monchique reconhece e agradece o contributo de DILAR GAMITO enquanto autarca, mas também pela sua participação cívica e como docente, um percurso de vida que deixa uma marca indelével na memória das pessoas.” Termos em que, foi aprovada “a manifestação de profundo pesar pelo falecimento da Eng.ª Dilar Duarte Gamito, expressando as sentidas condolências à sua família e amigos.”

Partilhar