Município de Monchique concede medicação gratuita a população carenciada

O Município de Monchique promove o acesso gratuito à medicação para pessoas com grave vulnerabilidade socioeconómica através do programa Abem: Rede Solidária do Medicamento, no âmbito do protocolo realizado com a Associação Dignitude.

A comparticipação dos medicamentos por este programa exige o cumprimento de algumas condições de recursos, relacionadas com o agregado familiar, o rendimento global e as despesas fixas do mesmo.

O registo do beneficiário na plataforma Dignitude e posterior emissão do Cartão Abem realiza-se “após avaliação das condições do requerente pelo setor de ação social, educação e saúde do Município de Monchique”, pelo que os interessados devem dirigir-se a esta seção na Câmara Municipal de Monchique (CMM), explica nota de imprensa.

A distribuição dos medicamentos será feita através das duas farmácias existentes em Monchique que aderiram ao programa, tornando-se assim Farmácias Abem.

O Município de Monchique entende que, “face aos efeitos da crise provocada pela pandemia, a procura por apoios, nomeadamente ao nível dos cuidados de saúde e aquisição de medicamentos, se tem acentuado”, sendo agora, mais do que nunca importante “garantir o apoio e implementação de medidas tendentes à inclusão social de indivíduos e famílias carenciadas”.

Esta medida faz parte da estratégia municipal, em parceria com outras entidades, de reforço do combate às desigualdades sociais junto da população mais carenciada e vulnerável, numa verdadeira Rede Social que tem conseguido garantir respostas adequadas aos problemas da população deste concelho.