Município de Monchique assinala Dia Internacional dos Monumentos e Sítios com caminhada

O Município de Monchique vai assinalar o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios com a realização da caminhada “Caminhando pelo Cerro do Castelo de Alferce”. Esta iniciativa terá lugar dia 23 de abril, pelas 8h45, e terá como ponto de encontro o parque de estacionamento existente no sopé do sítio arqueológico.

De acordo com informação disponibilizada pelo município, “o itinerário desenvolver-se-á em torno dessa emblemática elevação, nomeadamente nas proximidades do barranco da Lapa (onde se localiza a mítica gruta de Alferce), da ribeira de Monchique e do barranco do Demo”. Com uma distância de aproximadamente 9 quilómetros, o grau de dificuldade do percurso é “considerado elevado, na medida em que existem algumas subidas mais exigentes que podem apresentar dificuldades aos caminhantes menos preparados”. O trajeto incluirá, “no final, uma visita guiada aos vestígios arqueológicos que subsistem no topo do cerro” antes de terminar no mesmo lugar marcado como ponto de encontro. O parque de estacionamento referido localiza-se junto à estrada municipal 1073, tendo como coordenadas geográficas 37°19’10.87″N ; 8°29’38.72″W.

A entidade organizadora aconselha os participantes a trazerem “calçado, roupa e acessórios adequados” para a atividade, que é gratuita, mas que está sujeita a inscrição prévia. Esta poderá ser realizada até ao dia 21 de abril através do e-mail fabio.capela@cm-monchique.pt, com as seguintes informações: Nome completo, data de nascimento e número de contribuinte.

Share Button