Monchique vai comemorar os 250 anos de elevação a concelho
No próximo dia 16 de Janeiro, fará precisamente 250 anos que Monchique foi elevado a concelho. Para assinalar esta efeméride, o município propõe um programa para os dias 15 e 16 que incluirá um concerto de música clássica, um espetáculo de vídeo mapping e uma conferência com apresentação do livro “Elevação de Monchique a Vila”, de Ana Rita Mateus.
Foi durante o reinado de D. José I, a 16 de Janeiro de 1773, que foi considerado que a região de Monchique estava desenvolvida o suficiente para que fosse formalizada a sua elevação a vila, separando-se assim do concelho de Silves. “Atividades como a tecelagem, a cestaria e outras relacionadas com a exploração de recursos naturais como a madeira de castanheiro” terão contribuído para isso, lê-se no comunicado de imprensa enviado às redações pela Câmara Municipal de Monchique.
Para “valorizar o território” e “homenagear a história”, o município propõe assim dois dias de comemorações, que começarão logo no domingo, dia 15, com um concerto da Orquestra Sinfónica do Algarve – Algarve Camerata na Igreja Matriz de Monchique, às 18h00. Será tocada a peça “As Quatro Estações”, de Vivaldi. Mais tarde, pelas 19h15, haverá um espetáculo de vídeo mapping na parede exterior da igreja onde serão projetadas fotografias de Monchique, “numa homenagem ao passado e ao presente”, segundo o município.
No dia seguinte, as celebrações abrirão com a apresentação do Alvará Régio, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, às 15h30. Segue-se a Sessão Solene, que contará com a presença do presidente da Câmara Municipal, Paulo Alves, o presidente da Assembleia Municipal, Carlos Almeida, e o comissário das comemorações, José Gonçalo Duarte.
Às 17h00, a vereadora da cultura Helena Martiniano moderará um colóquio no auditório da Escola Básica Manuel do Nascimento, sob o mote “A elevação de Monchique a concelho”. Na conversa participarão os doutorados Rui Loureiro e Luís Filipe Oliveira, assim como a mestre Ana Rita Mateus.
Estas comemorações, que estão abertas ao público, serão encerradas com a apresentação do livro “Elevação de Monchique a Vila”, de Ana Rita Mateus, que está marcada para as 18h00 no mesmo auditório.