Monchique recebe I Feira do Emprego, Formação e Empreendedorismo
Nos dias 22, 23 e 24 de fevereiro vai realizar-se, em Monchique, a I Feira do Emprego, Formação e Empreendedorismo 2023 (I FEFE 2023), no Espaço Jovem do Município de Monchique. Trata-se de uma iniciativa da Associação Vicentina em parceria com o Município de Monchique, enquadrada no eixo 1 do projeto SerrAdentro – emprego, formação e qualificação.
O evento integra um espaço expositivo e espaços com dinamização de workshops e debates, dirigidos à comunidade em geral, às pessoas desempregadas e ao tecido institucional e empresarial locais.
O certame está organizado em três temas. O primeiro, “Emprego e Aprendizagem ao Longo da Vida”, vai decorrer no dia 22, com o objetivos de contribuir para a sensibilização e o incentivo a uma atitude ativa e de procura de formação contínua, mas também da necessidade de aumentar a oferta. Segundo a Vicentina “serão dinamizados workshops sobre o tema e qual a sua importância específica e fundamental às condições laborais e de vida no território”.
O segundo, intitulado “Empreendedorismo e Emprego”, vai realizar-se no dia 23, no qual vão marcar presença vários empresários/as de Monchique convidados/as, que irão partilhar a sua experiência; partilhar como se estruturaram e desenvolvem atualmente os seus projetos no contexto local, e perspetivar como veem o seu futuro na economia local e global. Serão debatidas ainda questões implícitas ao “ser empreendedor” em áreas chave de desenvolvimento no território. Neste mesmo dia também vai decorrer o “Encontro de Empresários de Monchique: Oportunidades, desafios e áreas de
investimento”, que tem como propósito central “pensar coletivamente os desafios que se colocam e de que modo Monchique se pode posicionar como um ecossistema para empreendedores, nomeadamente em setores chave para o seu desenvolvimento no que respeita às suas potencialidades e recursos”.
No dia 24, surge o último tema: “Boas práticas e comunidades (sempre) ativas” que vai ser “dedicado à partilha de boas práticas organizacionais que se esperam em “comunidades (sempre) ativas”, que impliquem estratégias de preparação para a reforma, que facilitem esse o processo de transição e consequentemente a melhoria da qualidade de vida da população, quer seja através da criação de redes informais, que seja através de projetos institucionais, dos quais se trarão exemplos que serão apresentados e debatidos neste dia”, adianta a Vicentina.
A Vicentina, pretende que esta iniciativa “seja uma ocasião de reflexão, partilha e prospeção de oportunidades de desenvolvimento económico e social, bem como fomentar espaços para a criação de novas ideias de negócio e desenvolvimento de competências.
A I FEFE 2023 abre as suas portas a todas as pessoas que queiram participar, sendo obrigatória a inscrição nas atividades, para mais informação: 282 911 711 | 912842893 | serradentro.clds4g@vicentina.org
Programa: