Monchique participa pela primeira vez na Semana Europeia da Mobilidade
Monchique vai participar, pela primeira, vez, na Semana Europeia da Mobilidade, que se assinala entre os dias 16 e 22 de setembro. Para isso, convida os munícipes a deixarem o carro em casa e a usar, em vez disso, um mini-bus gratuito para se deslocarem para a vila e sugere também algumas atividades ao longo da semana.
Entre os dias 18 e 21 estão previstas algumas palestras durante o período da manhã no Agrupamento de Escolas de Monchique: uma sobre “Eficiência Energética”, que acontecerá, nos dias 18 e 19, na Escola E.B1 nº1 de Monchique e, no dia 20, na E.B.1 nº1 de Marmelete; e outra relativa à Segurança Rodoviária, que está prevista para o dia 21 na Escola Básica Manuel do Nascimento.
Às 09h30 do dia 22 dará ainda início uma “Caminhada pela Mobilidade” ao longo de 5 km, de nível fácil.
Além de organizar este programa, o Município convida “todos os funcionários do Município que trabalham no Edifício-sede a não se deslocarem de carro para o local de trabalho, durante a próxima semana”, tal como a “todos os munícipes que trabalhem e/ou que se desloquem para o centro da vila”.
Em alternativa, sugere que seja utilizado o serviço “CimaAbaixo”, um mini-bus que partirá do Largo dos Chorões às 08h30, 09h30, 11h00, 13h00, 14h00, 16h30 e 18h30. Fará paragens na Ceiceira, Rot. São Sebastião, Pé da Cruz, São Roque, Serpa Pinto, Heliporto, São Pedro, Casa do Povo e Alto da Praça. Passará ainda duas vezes pelas Caldas de Monchique durante a rota das 11h00 e das 16h30, ou seja, pelas 11h15 e 16h45.
Devido a esta iniciativa, o estacionamento está interdito, até sexta-feira, 22 de setembro, nos seguintes locais: troço da Rua de São Pedro, Largo Comendador José Joaquim Águas (Portela), Rua Dr. Samora Gil e Calçada de Santo António.
“Vamos todos ‘economizar energia”’, conforme nos é sugerido pelo tema anual da Semana Europeia da Mobilidade para este ano de 2023”, apela o Município, em comunicado.