Monchique integra exercício público de sensibilização para o risco sísmico
A Câmara Municipal de Monchique convida a população a participar da 12ª edição da ação nacional “A Terra Treme”, promovida pela Anepc (Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil) nesta terça-feira (5), às 11h05. O exercício coincide com o Dia Mundial de Sensibilização para o Risco de Tsunami (World Tsunami Awareness Day).
Na atividade, procura-se chamar a atenção para o risco sísmico e para a importância de comportamentos simples que devem adotar em caso de terramoto e que podem salvar vidas.
“A Terra Treme” tem a duração de apenas um minuto, durante o qual os participantes são convidados a executar os três gestos que salvam: baixar, proteger e aguardar. “Todos podem e devem participar: individualmente ou em grupo (famílias, escolas, empresas, instituições públicas, privadas ou associativas), em qualquer local onde se encontrem”, publicou o Município em seu site.
A iniciativa tem tido uma adesão expressiva por parte da população escolar, graças também ao envolvimento da Direção-Geral da Educação (DGE) e da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEsTE).
Para se poder acompanhar a ação em todo o País, os participantes podem gravar seu registo no site www.aterratreme.pt.
Silves
Manifestaram-se também sobre o evento as câmaras municipais de Portimão e de Silves, que igualmente convidaram os utentes para o exercício.
Silves fará simulacros de vários acidentes e catástrofes para testar os meios de socorro, no âmbito do Plano Especial de Emergência e Proteção Civil para o Risco Sísmico e de Tsunamis na Região do Algarve (PEERSTALG).
Como os exercícios envolvem uma elevada mobilização de meios, pode haver constrangimentos à circulação em algumas zonas, segundo o Município, além do ruído provocado por sirenes.
Em Silves, os exercícios decorrem entre as 8h e as 17h nas seguintes zonas/equipamentos:
– Ao longo da margem do rio Arade (especial incidência na plataforma atrás da Fissul);
– No complexo de Piscinas Municipais de Silves (encerradas ao público no dia);
– Nas imediações da antiga fábrica metalúrgica na Rua de Trás dos Muros, junto ao Largo Mártires da Pátria;
– Nas áreas adjacentes ao Instituto Piaget, ao Centro de Saúde e ao tribunal;
– Na Escola EB 2/3 Garcia Domingues.
Estarão interditas à circulação a estrada que passa atrás da escola secundária, que faz a ligação da Av. António Sérgio à Rua de Trás dos Muros e a rua Dr. Garcia Domingues, em frente ao IEFP.
Portimão
O concelho de Portimão também vai aderir ao exercício nacional, participando, de igual modo, no exercício de âmbito supramunicipal PROCIVALG_24.2, um teste setorial à área de intervenção de busca, socorro e salvamento.
Portimão participará ainda no esforço regional, com a projeção das capacidades para situações de exceção em reforço ao Município de Silves.
A câmara municipal pede que a população não se assuste. O exercício que decorrerá na Praia da Rocha vai ter transmissão direta no Facebook do Município. Saiba mais aqui sobre “A Terra Treme” em Portimão.