“Mercado de Culturas… à Luz das Velas” regressa para a sua 9.ª edição
De 4 a 7 de julho, o Convento de São José, em Lagoa, e ruas circundantes voltam a ser o epicentro do “Mercado de Culturas…à Luz das Velas”. Ao longo de quatro noites, das 19h às 00h30, mais de 60 artesãos de várias culturas e religiões do mundo irão conviver em harmonia e mostrar aos milhares de visitantes esperados as suas tradições, sabores e artes.
A 9.ª edição deste evento cultural de caraterísticas únicas, que tem entrada livre, terá como temática cultural “TradiSons Ibéricas”, pelo que as músicas tradicionais de raiz estarão em destaque nos vários cenários do evento com a presença de diferentes grupos de música e dança de diferentes regiões da Península Ibérica: Deira (música folk da Galiza e Astúrias), Milo ke Mandarini (música folk de Castilla – La Mancha e Extremadura), Estampa flamenca (Cuadro flamenco de Cádis), Emilio Villalba & Sara Marina (música medieval da Península Ibérica) Al Mouraria (música tradicional portuguesa e fado), Fado Corrido (grupo de fado tradicional), Brasa Doirada (música tradicional do Alentejo), Helena Madeira (música tradicional portuguesa) e Gigantones & Zés Pereiras (grupo de animação itinerante proveniente de Braga).
Durante o evento, a sala de exposições do Convento de São José irá receber uma exposição de “Máscaras Ibéricas”, provenientes do distrito de Bragança (Portugal) e da província de Zamora (Espanha). Além disso, e como é hábito neste evento cultural, a gastronomia representará um papel preponderante. Neste sentido, os claustros do Convento de São José irão converter-se numa Taberna Ibérica, com petiscos e tapas de Portugal e Espanha.
Diariamente, às 20h30, serão acendidas milhares de velas, com as quais serão desenhadas, nas entradas e nos meandros do mercado, dezenas de símbolos que pretendem dar a conhecer as tradições, gastronomia e história da Península Ibérica, “constituindo um espetáculo de enorme beleza visual”, refere o Município de Lagoa em comunicado.