DestaqueLocal

Meio ambiente local beneficia-se com ação de alunos e novos autocarros

Neste mês, cerca de 30 alunos do Agrupamento de Escolas de Monchique estiveram na serra local a plantar 200 árvores autóctones. As espécies plantadas foram o castanheiro e o carvalho-de-monchique.

De acordo com o Geota (Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente), que organizou a ação, o carvalho-de-monchique ocorre em Portugal apenas na Serra de Monchique e na bacia do rio Mira.

A espécie encontra-se criticamente em perigo segundo a Lista Vermelha da Flora Vascular de Portugal Continental. Os estudos indicam que existem apenas 250 a 300 árvores adultas, sendo o carvalho nativo em Portugal mais raro e mais ameaçado.

Ainda segundo o Geota, é uma árvore imponente que se destaca pela sua robustez e longevidade, podendo alcançar entre 20 e 30 metros de altura.

Emissões nulas

Ao mesmo tempo, a República Portuguesa divulgou no dia 15 passado que o governo vai reforçar em 137 milhões de euros o investimento na frota de autocarros de emissões nulas. Monchique é uma das localidades contempladas na medida.

Através do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), serão adquiridos mais 390 autocarros “limpos”, atingindo um total de 861 veículos até 2026. A implementação será acompanhada pela instalação de postos de carregamento e abastecimento a hidrogénio.

Partilhar