Lagos propõe atividades e transportes urbanos gratuitos durante a Semana Europeia da Mobilidade

O Município de Lagos decidiu aderir, uma vez mais, à edição de 2023 da Semana Europeia da Mobilidade, uma iniciativa internacional ligada à sustentabilidade ambiental, mobilidade e desporto. Contando com a colaboração de entidades públicas e privadas e clubes e associações locais, de 16 a 22 de setembro, as atividades previstas passarão por passeios, atividades desportivas, iniciativas em escolas e a gratuitidade na rede de transportes urbanos A ONDA.

Associada ao Dia Europeu Sem Carros (22 de setembro), a edição de 2023 desta campanha internacional tem como tema central a “Eficiência Energética”, mantendo o mote “Combina e Move-te” como forma de incentivar à mobilidade sustentável.

Ao longo de toda a semana (16 a 22 de setembro), a ideia é deixar o carro em casa, sendo que toda a rede de transportes urbanos de Lagos A ONDA será gratuita para todos os utilizadores. Se pretender um passeio mais temático, o Comboio Turístico de Lagos será gratuito no dia 22 de setembro (10h00-13h00 e 14h00-17h00).

Com vista à promoção de um estilo de vida mais saudável, também são apresentadas iniciativas para todos os gostos e até idades. No dia 16, a Lagos em Forma terá atividades na Piscina Municipal durante todo o dia e os ginásios entre as 14h00 e as 19h00. No dia 17, pelas 10h00, em parceria com clubes desportivos locais, a autarquia promove um passeio em família de bicicleta, trotinete e/ou skate, com partida e chegada na Praça do Infante. Para os amantes de desporto mais intenso, o Estádio Municipal será palco de atividades de crossfit no dia 19, pelas 9h30.

Os passeios regressam também à programação desta iniciativa, com a caminhada “À Descoberta da Biodiversidade da Meia Praia” (16 de setembro, às 17h00), numa colaboração com a Associação A Rocha. No dia 22 (21h00), a noite será a melhor companhia dos participantes que aceitarem o desafio da “Caminhada Luminosa Noturna”, com partida e chegada na Praça do Infante.

Outro dos focos durante esta semana será a comunidade escolar. O Centro Ciência Viva de Lagos terá à disposição dos alunos de 1.º ciclo do concelho (Ciências Experimentais) atividades alusivas ao tema “Eficiência Energética” (dia 17 de setembro também disponível para as famílias). Nas Escolas Tecnopolis e das Naus, o dia 18 será dedicado a uma demonstração de manobras com bicicletas, sendo que o Pé no Pedal (projeto municipal de ensino do uso de bicicleta nas escolas) terá atividades nas escolas de 1.º ciclo do concelho.

Também integrada no conceito desta iniciativa europeia, está prevista para o dia 27 de setembro, pelas 15h00, no Auditório Paços do Concelho Séc. XXI uma apresentação dos projetos de mobilidade no concelho de Lagos.

Conheça o programa completo aqui.

Share Button