CulturaDestaqueLagosPortimãoRegionalSugestões culturais para o mês

Lagos e Portimão recebem programação infantil a partir de outubro

Entreter os miúdos vai ser mais fácil a partir deste mês, já que o projeto infantil Boca Aberta instala-se em Lagos e os Ateliês Grandes e Pequenos regressam à Biblioteca Municipal de Portimão já no sábado (12).

Uma iniciativa do Teatro Nacional D. Maria II e da Fundação la Caixa, em colaboração com o BPI, o Boca Aberta está pensado para criar relações e novas experiências infantis criativas. Lançado em 2015, o projeto inclui equipamentos culturais e estruturas artísticas regionais e leva eventos de pensamento e sessões de formação para Lagos e outros municípios.

Durante um período de trabalho que se estende por três anos, o Boca Aberta acompanha crianças de todo o País ao longo do seu percurso de ensino pré-escolar e amplia ainda o seu âmbito, integrando na programação, para além de espetáculos, eventos de pensamento e formações, destinados a profissionais da educação e da cultura.

Destinado a crianças a partir dos 3 anos, o espetáculo infantil “Onde É a Guerra?” – que integra o projeto – tem sessões para famílias e escolas em Lagos a partir de 16 de novembro e coloca dois personagens inimigos em palco.

Para além do espetáculo, a cidade acolhe, até dezembro, as Conversas de Boca Aberta, que visam pensar e potenciar as relações entre instituições culturais e educativas através da partilha de experiências, práticas e conhecimentos. A série de encontros é destinada a agentes de cultura e educação.

Adicionalmente, Lagos recebe de 26 de outubro a 23 de novembro uma formação gratuita sobre Criação para a Infância, voltada a profissionais das artes performativas. Aceda a mais informações sobre o projeto Boca Aberta aqui.

Portimão

Os Ateliês Grandes e Pequenos estão de volta à Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes, em Portimão, a partir das 16h do próximo sábado, para a sessão “Voar de Conto em Conto”, com Joana Charneco, dirigida a crianças dos 4 aos 10 anos.

Na sessão, que não necessita de inscrição prévia, os livros ganharão vida de maneira surpreendente, transportando as crianças e suas famílias por histórias que as fazem voar sem sair do lugar.

Nesse regresso dos ateliês, que se dirigem a familiares e à comunidade escolar, estão já confirmadas sessões até maio de 2025.

O próximo evento para escolas terá lugar a 12 de novembro e intitula-se “Contos, Cores e Folhas Secas”, em cujas sessões (agendadas para as 10h e as 11h) a dinamizadora Márcia Gamito falará sobre o sussurro do vento e a beleza do outono que se encontram nas histórias. As marcações para esses ateliês devem ser previamente feitas na biblioteca.

Os ateliês para famílias dispensam inscrições. Neste ano ainda haverá uma sessão em 20 de novembro (16h) sob o tema “Kamishibai – Teatro de Papel”, em que Joana Charneco utilizará essa tradicional forma japonesa de contar histórias. Saiba mais sobre os Ateliês Grandes e Pequenos aqui.

Partilhar