CulturaDestaqueLagosRegionalSugestões culturais para o mês

Lagos acolhe ciclo de cinema ‘Libertar a Memória #2’

Nos dias 31 de outubro e 14 de novembro, às 19h, Lagos vai apresentar o ciclo de cinema “Libertar a Memória #2”, com entrada livre.

Neste ano, a iniciativa decorre no Armazém Regimental de Lagos, enquadrada na programação do Museu de Lagos – Núcleo Rota da Escravatura. O ciclo conta com duas exibições de documentários portugueses seguidas de debate e também com uma oferta de livros selecionados no contexto do programa.

Para iniciar o evento, exibe-se na próxima quinta-feira (31) o documentário “Debaixo do Tapete”, da jornalista algarvia Catarina Demony, cujos antepassados, os Matoso de Andrade e Câmara, foram dos maiores comerciantes de pessoas escravizadas em Angola entre os séculos 18 e 19. Segue-se o debate moderado pela cineasta, investigadora e artista Patrícia Leal com os convidados Apolo de Carvalho e Nuna, multipremiada atriz e ativista.

No dia 14 de novembro, será exibido o documentário “Visões do Império”, da investigadora e realizadora Joana Pontes, em que, através da análise de registos fotográficos, torna-se possível reexaminar de forma crítica a história de Portugal e das antigas colónias. O debate será moderado por Débora Pinho Mateus, antropóloga visual, formadora e produtora, tendo como convidada Marta Lança, jornalista, investigadora, programadora e editora, além da ativista Lúcia Furtado.

“Libertar a Memória” é um projeto promovido por O Corvo e a Raposa – Associação Cultural, com a coordenação e direção artística de Luísa Baptista, apoiado pela CCDR Algarve, I.P., tendo como parceiros o Município de Lagos e o Museu de Lagos – Núcleo Rota da Escravatura. Conta com o apoio de Cineclube de Faro, BUALA.org, Museu Zer0 e a livraria A Internacional.

Aceda aqui ao programa completo e às referências biográficas.

Ciclo Libertar a Memória #2 - Foto: Reprodução/Divulgação
Ciclo Libertar a Memória #2 – Foto: Reprodução/Divulgação
Partilhar