Lagoa promove duas atividades de observação de aves

No âmbito do Dia Mundial das Aves Migratórias, que se celebra no segundo sábado de maio e de outubro, o Município de Lagoa propõe, no próximo dia 13 de maio, duas atividades gratuitas com o objetivo de dar a conhecer diferentes tipos de ave, destacar a necessidade da sua preservação e do seu habitat, bem como sensibilizar para as ameaças que estas enfrentam.

Logo pela manhã está prevista uma caminhada de 4 quilómetros para observar aves do Litoral. Com ponto de encontro no Auditório Carlos do Carmo, a atividade decorrerá das 8h45 às 13h15 e requer inscrição em https://forms.gle/6uQ1ZucGGKn7vMUT8.

À tarde, das 14h30 às 18h30, haverá um curso teórico-prático de Observação de Aves, no Parque Municipal do Sítio das Fontes. As inscrições podem ser feitas em https://forms.gle/mvkyVcM7Vq416SkL6

“Em maio e no Hemisfério Norte, este dia [o Dia Mundial das Aves Migratórias ] coincide com a primavera e com a reprodução das aves, o que torna interessante a sua observação pela azáfama que constitui a alimentação de crias nos ninhos”, lê-se na nota de imprensa.

Nas atividades serão abordadas várias temáticas associadas às aves, como as características que permitem distingui-las, alguns comportamentos de acasalamento ou corte (o canto, por exemplo), as ameaças que enfrentam e ainda será dada uma breve introdução às técnicas de birdwatching.

Share Button