IPMA prevê muita chuva e rajadas de vento até 120 km/h para hoje e amanhã

De acordo com a informação disponibilizada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) para hoje e amanhã, dias 18 e 19 de outubro, está prevista para todo o território precipitação forte e persistente a partir da tarde de hoje, sendo que se agravará gradualmente até quinta-feira.

Destaca-se um vento de sudoeste muito forte com rajadas até 120 km/h para quinta-feira, bem como uma agitação marítima forte. A partir da tarde de quinta-feira preveem-se ondas de sudoeste de altura significativa, entre 5 a 7 metros na costa ocidental e com 4 a 5 metros na costa sul.

Estas condições meteorológicas devem-se à depressão Aline, que foi assim nomeada pelo IPMA, na terça-feira, e deverá atravessar o Atlântico, de forma rápida para Leste, “transportando uma massa de ar muito quente, húmido e instável”, de acordo com o jornal PÚBLICO que cita, por sua vez, uma meteorologista do IPMA.

A Aline surge poucos dias depois da Babet, uma outra depressão, assim nomeada pelo serviço meteorológico britânico, que chegou na terça-feira com ventos fortes e chuva.

Share Button