Iniciativa leva cinema gratuito para o Chão das Donas, em Portimão
A localidade de Chão das Donas, no concelho de Portimão, recebe até dezembro o primeiro ciclo “Cinema Vadio”, organizado pela Kinostrum – Associação Cultural Fílmica, criada em 2021.
O objetivo do festival é levar cinema a zonas que não têm exibição regular, ou não a têm de todo. Para a primeira fase, o projeto tem como parceiros a Junta de Freguesia de Portimão e o Clube Recreativo de Chão das Donas – onde vão acontecer as sessões.
Segundo os organizadores, a iniciativa “irá permitir aos alunos do Jardim de Infância e Escola Básica de Chão das Donas o visionamento de cinema infantil”.
A primeira sessão teve lugar a 25 de outubro e outras estão por vir a partir desta sexta-feira (8). As exibições para o pré-escolar e o primeiro ciclo ocorrem durante a manhã e a tarde. Pelas 21h, o público é de maiores de 12 anos.
Para a distribuição e a exibição, foram estabelecidas parcerias com o CineClube de Avanca/Avanca Gigantes, o Cinema DG e a Federação Internacional de CineClubes, o que permite a entrada gratuita.
O ciclo tem apoio da CCDR – Algarve (Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região do Algarve) – Unidade da Cultura.
A Kinostrum organiza ações para a comunidade escolar em diversos distritos portugueses, no âmbito das suas três áreas de atuação: exibição, formação e produção. Para as sessões noturnas, a entrada está sujeita à lotação do recinto. Veja detalhes no cartaz abaixo: