As Novas 7 Maravilhas de Portugal anunciaram neste mês, oficialmente, os 147 patrimónios finalistas que seguem para a próxima fase do concurso nacional dedicado à valorização e à promoção do património português. A Fortaleza de Sagres é um dos sítios selecionados na categoria Castelos.
A continuidade da candidatura depende agora dos resultados da votação popular, que pode ser feita por telefone (761 207 087) e na aplicação TVI Pass. Só os sítios mais votados irão participar nas próximas fases do concurso, que começam com as meias-finais regionais, a partir do próximo dia 13, com transmissão em direto na TVI.
A edição de 2026 assinala o regresso das 7 Maravilhas de Portugal 20 anos após a primeira edição, tendo sido recebidas 629 candidaturas de todo o território nacional, distribuídas por sete categorias: Castelos, Religião, História, Grandes Obras, Século XX, Século XXI e Turismo. Um painel de 140 especialistas, identificado pelas entidades do conselho científico, selecionou os patrimónios que passaram à nova fase e que serão sujeitos a votação do público.
A iniciativa visa contribuir para a valorização e a salvaguarda do património nacional e promover as tradições culturais, as comunidades e os territórios, fortalecendo a sua identidade e divulgando destinos turísticos de relevo.
A lista dos sítios concorrentes pode ser consultada em 7maravilhas.pt.
Foto: DRCAlgarve/João Pedro Costa
#monchique #jornaldemonchique #algarve #sagres #viladobispo







