COVID-19: Sistema de apoio à população mais vulnerável está a ser implementado em Monchique
Monchique está «a implementar um sistema de apoio na entrega domiciliária de bens de primeira necessidade e medicamentos à população mais vulnerável», adianta Rui André, presidente da Câmara Municipal de Monchique nas redes sociais.
O edil monchiquense assume que «a população está a reagir de forma positiva às orientações» no entanto,« é agora fundamental desenvolvermos todos os esforços para ajudar quem mais precisa e que não tem apoio de retaguarda no acesso aos bens mais essenciais».
Assim, o município apela «fortemente a todos que colaborem na proteção dos nossos seniores, especialmente vulneráveis à propagação» do COVID-19 e lança o mote «Ajude a mantê-los em casa!».
As medidas propostas são:
- Substitua as visitas por contacto telefónico ou internet;
- Ajude-nos com os bens essenciais, para evitar deslocações;
- Nos contactos indispensáveis, mantenha sempre uma distância de segurança;
- Ajude-nos a cumprir as recomendações das autoridades de saúde;
- Em caso de sintomas ligue SNS 808 24 24 24.
Este sistema vai ser implementado «em articulação com as Juntas de Freguesia de Alferce, Marmelete e Monchique», pelo que Rui André admite que «trabalharemos em conjunto em união de esforços neste momento difícil, também com todos os espaços comerciais do concelho que estejam interessados e queiram associar-se a este programa que visa sobretudo que as pessoas permaneçam no seu domicílio e menos expostos ao risco de contágio».
O município agradece que se conhecer o caso de idosos isolados, que precisem de ajuda para aquisição de medicamentos, deslocações ou bens alimentares, contacte covid19@cm-monchique.pt ou os contactos telefónicos 282 910 200 / 965 188 333, das 10h às 15h.
Nota da DGS: As pessoas que correm maior risco de doença grave por COVID-19 são os idosos e pessoas com doenças crónicas (ex.: doenças cardíacas, diabetes e doenças pulmonares).