Covid-19: Casos ativos em Monchique sobem para nove

Os casos ativos de covid-19 no concelho de Monchique chegam hoje, dia 19 de novembro, aos nove. Aos sete já anteriormente detetados, originários do surto do Pré-Escolar do Parque Escolar de S. Pedro, junta-se mais um procedente dessa cadeia de transmissão original e outro cuja origem “é desconhecida e está a ser avaliada pelas autoridades de saúde, assim como a eventual cadeia de contágio, que se deve circunscrever à zona rural e mais isolada onde reside, principalmente o seu agregado familiar”, explica o presidente da Câmara Municipal de Monchique. Todos os outros testes realizados foram negativos.

Hoje foram realizados testes às 105 crianças do pré-escolar, situação que, segundo o autarca, decorreu “muito bem e sem qualquer percalço, graças ao empenho de todos, com realce para os profissionais de saúde e um comportamento exemplar das nossas crianças”, no entanto, Rui André confessa que “é com bastante expectativa” que aguarda “os respetivos resultados, esperando que os mesmos sejam todos negativos”.

“De forma a controlar todos os eventuais contágios e parar esta pandemia” que “agora está a pôr à prova a nossa comunidade, continuarão a ser realizados testes durante o dia de amanhã”, acrescenta.

Rui André informa ainda que “toda a Equipa Coordenadora do Plano de Contingência Municipal tem estado em permanente atividade e a assegurar as necessidades de todos aqueles que, estando em quarentena ou em isolamento profilático, precisam de apoio aos mais variados níveis”.

O edil solicita “uma vez mais, a colaboração de toda a população” e endereça “um caloroso abraço virtual de força e coragem a todos quantos estão privados da normalidade do seu dia-a-dia, e que tenham a perseverança necessária e adequada ao momento que vivemos, protegendo-se a si e aos outros!!!”.