CulturaDestaqueRegional

Concurso no Algarve homenageia Sophia de Mello Breyner Andresen

A 19ª edição do “Concurso Literário Sophia de Mello Breyner Andresen” celebra novamente a escritora portuguesa neste ano.

A iniciativa é destinada a alunos de 2º e 3º ciclos e ensino secundário das escolas algarvias, sendo que, nesta 19ª edição, os trabalhos inspirados nas obras da autora podem ser entregues até ao próximo dia 15 de fevereiro.

Com quase duas décadas de existência, o concurso organizado pelas bibliotecas Júlio Dantas (Lagos) e Sophia de Mello Breyner Andresen (Loulé) visa incentivar a imaginação e a criatividade da comunidade escolar, assim como estimular a leitura das obras de uma das maiores referências da cultura e da literatura locais que, não sendo algarvia, tem uma forte ligação à região.

Os estudantes poderão entregar os seus trabalhos na componente de texto (Poesia, Prosa ou Ensaio) ou de ilustração. São admitidos trabalhos originais e inéditos que façam referência à obra original da autora sobre a qual se inspiram.

Poderão ser entregues trabalhos de grupo, tendo no máximo três elementos (todos do mesmo ciclo de ensino). Os trabalhos podem ser entregues presencialmente nas bibliotecas ou enviados através de correio.

O júri é constituído por representantes das autarquias de Lagos e de Loulé, da Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e da Biblioteca e da DGESTE (Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares do Algarve), além de um autor convidado.

A cerimónia de entrega dos prémios decorrerá no próximo dia 12 de abril, em Lagos. Serão atribuídos quatro prémios a cada nível de escolaridade, dois por categoria:

– 1º prémio: cartão-oferta no valor 400€ + diploma de participação;

– 2º prémio: cartão-oferta no valor 200€ + diploma de participação.

Existe a possibilidade de atribuir menções honrosas com livros, além do diploma de participação. Consulte as normas aqui e adquira mais informações pelos e-mails biblioteca@cm-loule.pt ou biblioteca@cm-lagos.pt.

Partilhar