Centro Interpretativo do Salva-vidas de Alvor recebe premiação dos EMYA
O European Museum Forum (EMF) realizou, entre os passados dias 21 e 25, em Bialystok, na Polónia, a conferência anual dos EMYA (European Museum of the Year Awards), bem como a respetiva cerimónia de entrega de prémios ao melhor do que se faz na Europa dos museus. O Centro Interpretativo do Salva-vidas de Alvor (CISA) recebeu o Prémio Silletto de Participação e Envolvimento Comunitário 2025.
O galardão foi celebrado com a comunidade no último domingo (1), na Antiga Lota de Alvor. O prémio é atribuído a equipamentos museológicos que, inaugurados nos últimos quatro anos, tenham demonstrado excelência no envolvimento da comunidade local.
O Centro Interpretativo do Salva-vidas de Alvor é um espaço de exposição alusivo às artes de pesca, mas que também se foca no desenvolvimento de atividades que envolvam os visitantes, ao mesmo tempo que colabora com a comunidade em torno do seu património e costumes locais.
O CISA, inaugurado em dezembro de 2023, é um projeto do Município de Portimão, concretizado por meio do Museu de Portimão em parceria com a Junta de Freguesia de Alvor.
Ele encontra-se instalado na antiga estação salva-vidas de Alvor, imóvel que sofreu obras de remodelação e museografia para se transformar num núcleo museológico, continuando, porém, a albergar o barco salva-vidas a remos, a sua peça central, que esteve ao serviço de 1933 a 1974.


