Biblioteca Municipal de Lagoa promove palestra sobre xadrez
No âmbito do Dia Mundial do Xadrez, a Biblioteca Municipal de Lagoa vai acolher, no dia 18 de novembro, pelas 11h00, uma palestra do xadrezista João Carlos Palma Pacheco.
Com o tema “Xadrez – Origem, História, Importância e Beleza”, a palestra é de acesso livre e será dada pelo bancário, futebolista e xadrezista João Carlos Palma Pacheco, que nasceu em Luanda, há 58 anos, e é residente há 50 em Faro. Pacheco é um importante jogador do xadrez algarvio, tendo até ao momento 110 vitórias Individuais e 35 por Equipas. É um dos oito jogadores que ganharam Campeonatos Distritais do Algarve nas partidas Clássicas, Semirrápidas e Rápidas.
Federado há 40 épocas, desde 1984, jogou por seis equipas de xadrez do Algarve: Círculo Cultural do Algarve, Sporting Clube Farense, Sport Faro e Benfica, Associação Desportiva e Cultural de Faro, Loulé ++ Clube Xadrez das Torres do Al-Gharb e Academia de Xadrez do Algarve, bem como pelo Sport Lisboa e Benfica e numa equipa de Espanha, o Club Deportivo de Ajedrez La Redondela em Huelva, Andaluzia.
Já foi Campeão Distrital Absoluto do Algarve, nas partidas Clássicas por duas vezes, nas Semirrápidas por cinco vezes e nas Rápidas por três. Ganhou uma vez o Torneio Nacional de Honra (Faro – Algarve) e sete vezes o Campeonato Nacional dos Bancários. Representou ainda Portugal em Rimini (Itália 1996) e Limassol (Chipre 2000), também na Tunísia, pelo Inatel, em 1998.
