Dealema e Blind Zero são os cabeças de cartaz da nova edição do Silves Urban Music (SUM), que decorre na sexta-feira e no sábado (9 e 10), no Parque Ribeirinho de Silves, com entrada livre.
O festival, promovido pelo Município de Silves, é dedicado à música e à cultura urbana. O cartaz reúne nomes reconhecidos do panorama musical nacional, projetos emergentes, artistas locais, propostas ligadas à dança e DJs.
Durante os dois dias, entre as 18h e as 2h, a programação será dirigida a diferentes públicos, percorrendo variados estilos e sonoridades e mantendo uma identidade alternativa.
A primeira noite será de hip hop, dança e artes performativas, com as seguintes atuações: Dealema, Rita Vian, Anymal Racional, Rastah, escola de dança Stam Legacy e DJ Gijoe.
Já no sábado, o rock assume o protagonismo, com a atuação da dupla de DJs Your Own Personal e os concertos de Shadowmare, Cavilha, Chaosaddiction, Hills Have Eyes e Blind Zero.
A edição deste ano volta também a apostar no envolvimento do movimento associativo jovem do concelho, reforçando o festival enquanto espaço de participação, expressão artística e valorização de talentos e iniciativas da comunidade local.
O recinto contará, ainda, com zona de restauração dinamizada por associações locais, proporcionando ao público um espaço de convívio e permitindo acompanhar toda a agenda ao longo dos dois dias. Consulte aqui o programa detalhado, que se estende para além dos dias do festival, com uma semana dedicada à juventude, à arte e ao desporto urbano.
Programação paralela
Entre esta terça-feira (6) e sábado, os jovens terão a oportunidade de participar em diversas atividades, contactar com artistas e associações ligadas à cultura urbana e ser voluntários na organização do SUM.
Um dos destaques do programa juvenil será a intervenção artística desenvolvida por Flávio (Fly) Pontes, que, ao longo da semana, irá criar um mural na parede exterior dos Campos de Ténis Municipais de Silves.
A iniciativa será antecedida, nesta terça, por uma conversa com o artista sobre arte urbana, dirigida à comunidade escolar da Escola Secundária de Silves, permitindo aos participantes conhecer melhor o seu percurso, processo criativo e visão artística.
Nesta quarta-feira (7), a programação arranca com uma conversa com a WallRide sobre prática, cultura e comunidade de skate, prosseguindo, na parte da tarde, com aulas de skate no Skatepark de Silves e no Skatepark de Armação de Pêra.
Na próxima quinta, a dança e o desporto urbano assumem o protagonismo, com uma demonstração de hip hop dinamizada pela STAM Associação de Dança, na Escola Secundária de Silves, e aulas de parkour promovidas pela APARCOUR Algarve, no Skatepark de Silves.
Já na sexta e no sábado, realizam-se as iniciativas Skate Meeting com a WallRide e um passeio de bicicleta em família, dinamizado pela Associação ExtremoSul.
Todas as atividades são gratuitas. No entanto, algumas iniciativas têm vagas limitadas e estão sujeitas a inscrição prévia obrigatória.
Os participantes nas atividades desportivas deverão assegurar o equipamento necessário à sua prática, bem como os respetivos itens de proteção individual. No caso das aulas de skate, será disponibilizado equipamento adequado, limitado a 10 participantes.
O município está a recrutar residentes no concelho entre os 18 e os 25 anos como voluntários no evento. As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas aqui.
Para esclarecimentos adicionais, os interessados deverão entrar em contacto pelo e-mail juventude@cm-silves.pt ou pelos telefones 282 440 800 e 910 118 277.
Foto – Reprodução/Município de Silves
#monchique #jornaldemonchique #algarve #silves #aquiacontece













