App criada pela Água Monchique incentiva à reciclagem e consumo de água

 

A Sociedade da Água de Monchique (SAM) lançou recentemente a app – “myMonchique” – disponível para IOS e Android e que “oferece” aos utilizadores um plano de funcionalidades, associadas a um estilo de vida saudável e mais ecológico.

“De entre as novidades disponibilizadas pela ‘myMonchique’, destaca-se o sistema de gamification de incentivo à reciclagem, onde os consumidores são desafiados a registar o momento em que reciclam as garrafas de Água Monchique e a partilhá-lo nas suas redes sociais, acompanhado pelo hashtag #ecoselfie”, explica a SAM.

“Este gesto vai garantir a conquista de pontos que podem, posteriormente, e em breve, ser trocados por produtos e merchandising na webstore Monchique”, esclarece. Para além disso, os utilizadores serão indexados a “um ranking nacional do top 100 “recicladores”, e respetiva atribuição de “selos” digitais partilháveis nas redes sociais”.

“O controlo e critério da atribuição de pontos irão estar associados ao cruzamento conjuntivo de dois fatores: a introdução via APP, de código (único) que existirá em cada garrafa, e a geolocalização – estar na proximidade de um ponto de reciclagem reconhecido”.

A marca acredita que “esta funcionalidade irá desencadear um novo e inovador movimento nas redes sociais: o #ecoselfie, que irá viralizar a adoção da app ao mesmo tempo que estimulará o ato de reciclagem”, afirma Vítor Hugo Gonçalves, CEO da SAM.

A app Monchique disponibiliza ainda a função de monitorização de consumo de água com análise de dados e respetivo histórico, com potenciais rewards/pontos no seu cumprimento, um assistente virtual (Aqua) que sugere e aconselha o consumo de água para a manutenção de níveis de hidratação saudáveis, tendo em conta fatores como a meteorologia, a constituição física ou o estilo de vida do utilizador, secção de conteúdos in-app/notificações (faqs, notícias, dicas, promoções) do universo Monchique, entre muitas outras funcionalidades.

Vítor Hugo Gonçalves revela ainda que “esta é apenas a versão 1.0 da app myMonchique pois em breve serão introduzidas mais funcionalidades que irão conectar-se a outras inovações que a marca lançará e que irão surpreender o mercado”, afirma.

O lançamento da “myMonchique” surge integrado no ambicioso plano de investimentos e de inovações, iniciado pela empresa em finais de 2019, suportado em três grandes vetores: inovação, sustentabilidade e diferenciação. Esta operação envolveu, entre outros, a remodelação e modernização das linhas de engarrafamento, o rebranding da marca e o desenvolvimento de um novo packaging, com alargamento da gama disponibilizada ao mercado em termos de tara e de materiais. Até ao final do mês de agosto, e em linha com o que são as exigências do consumidor e as tendências de mercado, vai ser possível adquirir Água Monchique em embalagem de vidro (0,75 e 0,375).

A “myMonchique” está a ser desenvolvida em parceria com a tecnológica portuguesa Quantum Leap.