Ano arranca com novos órgãos sociais no turismo e Algarve em alta
O ano de 2025 começa com novos órgãos sociais da Associação Turismo do Algarve (ATA) já empossados para o triénio 2024-2027 desde o dia 18 passado. André Gomes foi eleito presidente da associação para o mesmo período. Os quadros assumem a gestão em um contexto de evolução da atividade turística e divulgação de estratégias, tendo como pano de fundo o “Melhor Destino de Praia do Mundo” – título conquistado pelo Algarve pela terceira vez.
A cerimónia de tomada de posse decorreu no auditório da Região de Turismo do Algarve, em Faro. O evento, que reuniu associados, representantes do setor e entidades regionais, contou com a presença do secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, e foi marcado por discursos que sublinharam a importância da promoção do Algarve nos mercados internacionais.
A eleição dos novos órgãos sociais foi unânime, com 103 votos dos associados, refletindo a confiança na continuidade do trabalho iniciado nos últimos anos.
Valorização do Algarve
O novo ano ainda arranca com a subida de 3,6 pontos percentuais na taxa de ocupação de quartos em novembro passado, face ao mês homólogo de 2023, conforme dados provisórios da Aheta (Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve).
A taxa de ocupação foi 43,3%, acima do valor verificado em 2023. A estada média foi de 4 noites, valor semelhante ao verificado no mês homólogo do ano anterior. As estadas médias mais prolongadas foram as do mercado sueco, com 9,5 noites, e do holandês, com 7,4.
Os mercados que registaram maiores crescimentos homólogos foram o britânico, o espanhol e o alemão. O mercado nacional registou uma subida homóloga de 0,3 pontos percentuais (mais 6,7%).
Em consonância com as estatísticas, o Algarve foi eleito “Melhor Destino de Praia do Mundo” pela terceira vez nos “World Travel Awards”. A região foi eleita como favorita numa lista de 23 nomeados que incluía vários destinos de praia mundialmente icónicos. O prémio, considerado o “Oscar do turismo”, foi entregue no fim de novembro.
De recordar que os “World Travel Awards” já tinham distinguido o Algarve como “Melhor Destino de Praia do Mundo” em 2020 e 2021, a par do título de “Melhor Destino de Praia da Europa” por diversas ocasiões.
Futuro
A ATA apontou crescimento sustentável para a região, com equilíbrio entre litoral e interior, num contexto em que os desafios da escassez de água, mão-de-obra e mobilidade têm de ser prioridades. As conclusões foram apresentadas na sétima e última conferência do ciclo “Estratégia Turismo 2035 – Construir o Turismo do Futuro”, que reuniu em todas as regiões turísticas do país contributos para a estratégia do turismo português na próxima década.
A sessão teve lugar também no fim de novembro, no grande auditório da Universidade do Algarve, e contou com as presenças do secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado; do presidente do Turismo de Portugal, Carlos Abade; do vereador do Turismo da Câmara Municipal de Faro, Carlos Baia; do presidente da Região de Turismo do Algarve, André Gomes, e do Presidente da CCDR-Algarve (Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve), José Apolinário.
O ciclo percorreu as sete regiões turísticas de Portugal, procurando ouvir operadores e protagonistas do setor no âmbito da construção da nova estratégia para o turismo. As partes continuarão a ser ouvidas em encontros sobre temas diversos. Além disso, o Turismo de Portugal criou uma página para que todos possam enviar sugestões e comentários.