ANEPC entrega viatura aos Bombeiros Voluntários de Monchique
A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Monchique (AHBVM) recebeu no passado dia 11 de julho, uma nova viatura cedida pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
Este veículo florestal de combate a incêndios (VFCI) “veio complementar os meios existentes” e “não teve qualquer custo para a associação”, afirma Rui Lopes, comandante dos Bombeiros Voluntários de Monchique (BVM) que, neste momento, dispõe de cinco carros deste género.
Para o comandante, os BVM estão ”no expoente máximo daquilo que é possível implementar em termos de dispositivo de combate a incêndios”, não sendo “necessário contratar, mais efetivos apesar deste novo complemento, contudo anuncia que no final do ano vão “abrir o quadro para o ingresso de novos bombeiros”.
Este VFCI tem um contrato de cedência de 15 anos e a manutenção, para garantir o seu funcionamento, é da responsabilidade AHBVM. Para além de Monchique, foram entregues mais 13 “veículos de combate a incêndios florestais às corporações de bombeiros voluntários do Fundão, Oleiros, Penamacor, São Bartolomeu de Messines, Gonçalo, Mogadouro, Torre de Moncorvo, Mação, Boticas, Ribeira de Pena, Vieira do Minho, Vila Franca das Naves e Terras do Bouro”, adianta a ANEPC.
“Os 9 veículos florestais de combate a incêndios (VFCI) e 5 veículos tanque táticos florestais (VTTF) foram adquiridos ao abrigo do programa “Mais Floresta – Reforma do Sistema de Prevenção e Combate de Incêndios”, que integra a Componente 08 – Florestas do PRR. Este é o terceiro lote de veículos entregues, tendo o primeiro e segundo lotes de viaturas sido entregues em maio e junho deste ano”, acrescenta a mesma fonte na sua página de Instagram.
Segundo a ANEPC , “esta medida vai permitir, até ao final do ano, distribuir um total de 81 veículos, no montante de mais de 14 milhões de euros”.
Publicado, originalmente, na edição impressa do Jornal de Monchique de 31 de julho de 2024
Foto: ANEPC