«Algarve Cooking Vacations» premiado nos Travel Food Awards 2018
O projeto «Algarve Cooking Vacations» foi galardoado com o prémio de «Melhor Projeto 2018» na categoria International Brand dos Travel Food Awards 2018, organizados pela Associação de Imprensa Italiana de Turismo (GIST). O prémio foi entregue na passada sexta-feira, dia 12 de outubro, durante a TTG Travel Experience, a principal feira de turismo para profissionais realizada em Itália.
O «Algarve Cooking Vacations» é um programa pioneiro, lançado em 2017, de aprendizagem culinária e enológica, que pretende criar novas rotas turísticas centradas na gastronomia e nos vinhos da região, indo ao encontro das tendências da procura internacional. Promovido pela Região de Turismo do Algarve, Associação Turismo do Algarve e Tertúlia Algarvia, o projeto foi distinguido em Itália, um dos mercados emissores de turistas que mais cresceu no Algarve em número de dormidas até julho de 2018 (+25,5%).
«Este reconhecimento chega no momento certo, pois a Região de Turismo do Algarve acaba de apresentar um estudo que exorta o aparecimento de rotas de turismo culinário e enológico no Algarve. É realmente muito gratificante quando vemos o nosso trabalho valorizado por uma entidade externa e independente. É um projeto de equipa, de parcerias e com muitas pessoas envolvidas, e por isso estão todos de parabéns», declara o presidente da entidade regional de turismo, João Fernandes.
Esta é a primeira edição dos Travel Food Awards, a que se candidatam diversos projetos e eventos internacionais de turismo gastronómico. O júri é composto por jornalistas italianos especialistas em gastronomia, que avaliam os projetos tendo em conta a sua originalidade, o grau de envolvimento das comunidades locais, o respeito pelo meio ambiente, a sustentabilidade económica e a estratégia de comunicação.
No âmbito do programa «Algarve Cooking Vacations», cofinanciado pelo CRESC Algarve 2020, para além do estudo realizado, estão previstas várias ações, desde workhops temáticos, a edição de um livro de receitas e outro de vinhos do Algarve, ações de promoção internacional e uma campanha de marketing digital.