DestaqueLocal

Água Monchique lança garrafa sem rótulo que facilita reciclagem

Alinhada com a ambição de alcançar a neutralidade carbónica até 2030, a Água Monchique vai lançar uma nova garrafa, a Monchique Natura, que não tem rótulos e é totalmente produzida a partir de PET reciclado (rPET). É a primeira garrafa ibérica, e uma das primeiras em todo mundo, a chegar ao mercado sem rótulos.

Com o intuito de facilitar o processo de reciclagem, os tradicionais rótulos foram substituídos pela gravação em relevo na própria embalagem. E a tampa passa a ser fixa de forma a assegurar que, no fim do seu ciclo de vida, os dois componentes sejam reciclados em conjunto. 

“Uma garrafa totalmente produzida a partir de outras garrafas e onde substituímos a utilização de rótulos pela gravação em relevo na própria garrafa, minimizando ainda mais o impacto da nossa operação no meio ambiente e prosseguindo uma estratégia assente na promoção de uma verdadeira economia circular”, destaca Vítor Hugo Gonçalves, CEO da Sociedade da Água de Monchique, citado em comunicado. Por cada milhão de Monchique Natura produzidas, diz a marca, evita-se o uso de 19 toneladas de PET virgem.

A Monchique Natura vem juntar-se a um conjunto de outras soluções que a Água Monchique tem vindo a introduzir. Exemplo disso é o facto de todas as garrafas PET conterem 30% rPET desde 2020, de já terem disponibilizado no mercado a primeira garrafa 100% reciclada (a Sport 100% Eco) e a criação do EcoPack Monchique 10L, que permite reduzir em 63% o uso de plástico, quando comparado com dois garrafões de 5L.

“A sustentabilidade permanecerá no centro da nossa atuação e a Água Monchique manterá a sua promessa de contribuir para a melhoria da vida das atuais gerações, bem como das gerações vindouras”, refere o responsável.

A chegada ao mercado da Monchique Natura está prevista para o 3.º trimestre de 2023, apenas na Monchique Store, numa primeira fase, e só mais tarde nos restantes pontos de venda. Para acompanhar o lançamento será divulgada uma campanha suportada no mote “Um Mundo Sem Rótulos”, que visa criar “uma associação entre a garrafa sem rótulos e o gesto de olhar para as pessoas sem preconceitos, sem julgamentos e sem tabus”. Com o objetivo de trazer mudanças de mentalidade, a campanha dará voz a cinco figuras, cujas histórias de vida servem de inspiração por serem exemplos que “superam os rótulos que a sociedade impõe” e promovem a igualdade e a valorização individual.

Partilhar