Home / Local / Ação em Monchique sensibiliza utentes sobre restos alimentares

Ação em Monchique sensibiliza utentes sobre restos alimentares

Compostagem - Foto-Yana_AdobeStock_432165209

O Município de Monchique vai promover uma ação de sensibilização, integrada no projeto “Sobra Alimentar Tem + Para Dar!”, nesta sexta-feira (10), junto ao mercado mensal.

Uma das orientações municipais é a de que os residentes que habitam em moradias com jardim ou quintal podem solicitar um compostor doméstico, permitindo transformar os seus resíduos orgânicos em composto para utilização no próprio espaço.

Para quem não dispõe de jardim ou quintal, é disponibilizado um balde para a separação dos biorresíduos, que deverão ser depositados num dos compostores comunitários existentes após a correta separação. Veja onde estão localizados os compostores:

São Pedro: em frente à escola;

São Roque: junto ao Caminho do Vale;

Atrás do mercado municipal;

Ceiceira: junto aos contentores enterrados;

Estrada Velha;

Alferce: junto ao polidesportivo;

Marmelete: em frente ao lar.

“A compostagem é uma prática simples, mas com um impacto muito significativo na redução da quantidade de resíduos enviados para aterro”, afirma a Câmara Municipal de Monchique. “Ao separar corretamente os biorresíduos, contribuímos para a diminuição das emissões de gases com efeito de estufa, promovemos a valorização dos resíduos orgânicos e produzimos composto natural, que pode ser utilizado para enriquecer os solos.”

O município salienta, ainda, que se trata de “um pequeno gesto que faz uma grande diferença para o ambiente e para a sustentabilidade” do concelho.

Foto: Yana/AdobeStock

#monchique #jornaldemonchique #algarve #compostagem

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


PARTICIPE

CLIQUE na imagem ou acede pelo link: https://forms.gle/upgF1ChjpuXjmuFY8