A Rádio Foia acabou?
A Rádio Foia vai deixar de emitir, dando lugar à Mega Hits Algarve. A mudança terá efeitos práticos nos próximos dias.
Numa deliberação datada de 19 de junho de 2024, a Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC), dá a conhecer “a modificação do projeto do serviço Rádio Foia, disponibilizado pela Rádio Foia, CRL., com conversão da tipologia para temática musical e associação ao projeto em curso Mega Hits – com alteração da denominação do serviço de programas para Mega Hits Algarve”.
Apesar disto, Paulo Rosa, diretor da Rádio Foia, garante ao JORNAL DE MONCHIQUE que a Cooperativa da Rádio Foia, proprietária da emissora monchiquense, “não morreu, nem vai morrer”. Esta decisão “foi para conseguir o saneamento financeiro e a possibilidade de dentro de algum tempo retomarmos as emissões como antes”.
No entanto, nem a deliberação da ERC, nem o diretor avançam com prazos. Questionado sobre este assunto, Paulo Rosa esclarece que “durante algum tempo a antena da Rádio Foia vai emitir como Mega Hits Algarve, porque entramos em regime de associação com eles, não havendo venda da antena”.
A emissão “é feita em rede e simultâneo com as cinco rádios Mega Hits já existentes”, explica o diretor, sendo que a Mega Hits promete na deliberação da ERC uma rádio “destinada a um público jovem, em que domina a componente musical que assenta as suas escolhas nos géneros Dance, Urban e Hip Hop” (…) contribuindo para uma ampla divulgação de vários géneros musicais, novas propostas e talentos, nunca esquecendo a cultura, a língua portuguesa e os valores que exprimem identidade nacional», onde se insere a interação mediante plataformas digitais e todas as formas possíveis para criar laços estreitos com a população a que se destina”. A particularidade da Mega Hits Algarve é a existência de três blocos por dia noticiosos, às 11h00, 15h00 e 21h00, que darão “atenção especial aos acontecimentos da região que é abrangida pela antena da Rádio Foia”, contendo informação local e regional.
Assim, todos os programas atualmente emitidos pela estação monchiquense, nomeadamente a missa dominical ou o desporto, vão deixar de existir.
Quando aos funcionários da Rádio Foia, Paulo Rosa, afirma que “esta solução foi para poder pagar o que está em atraso”. Esta mudança, que caracteriza como “a única solução de recurso que foi possível”, foi “uma forma de conseguirmos cumprir os compromissos financeiros e reabilitar a saúde económica da Cooperativa”.
De relembrar que a Rádio Foia tinha licença desde 30 de Março de 1989 e que esta foi renovada a 4 de abril de 2024 por um período de 15 anos.