A atividade turística no Algarve manteve uma trajetória positiva no primeiro semestre de 2026, com crescimento nos principais indicadores de procura e um aumento mais expressivo dos resultados económicos gerados pelo setor.
Entre janeiro e junho, os estabelecimentos de alojamento turístico da região receberam 2,4 milhões de hóspedes, mais 3,1% do que no mesmo período de 2025, e contabilizaram 8,8 milhões de dormidas, correspondentes a um crescimento de 1,7%.
Os proveitos totais aumentaram 7,7%, atingindo 698 milhões de euros no conjunto dos primeiros seis meses do ano. A evolução dos proveitos, superior à registada nos hóspedes e nas dormidas, reforça a trajetória de crescimento em valor da atividade turística regional.
O mercado interno apresentou um desempenho particularmente positivo. O número de hóspedes residentes em Portugal cresceu 3,7%, enquanto as dormidas de residentes aumentaram 2,4%. A procura externa também evoluiu favoravelmente, com acréscimos de 3% nos hóspedes não residentes e de 1,5% nas respetivas dormidas.
“Os resultados do primeiro semestre mostram um Algarve que continua a crescer de forma sustentada e, sobretudo, a criar mais valor”, diz o presidente da Região de Turismo do Algarve (RTA), André Gomes. “Estes resultados permitem-nos encarar com confiança o segundo semestre, um período particularmente relevante para a atividade turística regional, embora mantendo uma leitura prudente perante a evolução do contexto económico e internacional.”
A estada média no Algarve situou-se em 3,69 noites, o valor mais elevado entre as regiões do continente. A taxa líquida de ocupação-quarto alcançou 53,1%, mantendo-se próxima da média nacional, de 54%. No mesmo período, o rendimento médio por quarto disponível, RevPAR, atingiu 59€, enquanto o rendimento médio por quarto ocupado, ADR, se fixou em 111,2€.
Aeroporto de Faro
A evolução positiva da atividade turística foi acompanhada pelo crescimento do movimento no aeroporto de Faro, que recebeu 4,79 milhões de passageiros entre janeiro e junho, mais 3,8% do que no mesmo período de 2025.
O Reino Unido manteve-se como o principal mercado emissor, com 2,13 milhões de passageiros, correspondentes a 44,4% do movimento total. O tráfego associado ao mercado britânico aumentou 4,8% face ao primeiro semestre do ano anterior.
Foto: Praia do Pontal – ©Algarve Tourism
#monchique #jornaldemonchique #algarve #turismo












