Decorre até ao próximo sábado (25) o período de adesão ao programa RedEscolas AntiCorrupção – Escolas que Promovem uma Cultura de Integridade.
O programa escolar de literacia anticorrupção promove, no quadro dos valores de uma democracia participativa, e com base na metodologia de projeto, o desenvolvimento de competências dos jovens em idade escolar, e em contexto local, relacionadas com o fenómeno da corrupção e crimes conexos.
A ação é desenvolvida pela All4Integrity, uma associação apartidária de e para a sociedade civil, formalmente constituída em 2021 a partir de uma iniciativa individual do professor doutor André Corrêa d’Almeida (Universidade de Columbia), lançada em 2020 nas ruas de Nova Iorque.
De acordo com a entidade, esta é a primeira associação e rede global de origem nacional criada para a promoção de uma cultura de integridade em Portugal. Trata-se de uma incubadora de iniciativas, programas e soluções para a prevenção e o combate à corrupção, como o programa RedEscolas AntiCorrupção, o prémio Tágides, a rádio Integridade+, a Academia e a Tech4Integrity.
Associando também temas como transparência, integridade e ética, o programa (que pode ser desenvolvido pelas escolas num ou dois semestres) tem como público-alvo os alunos entre o 7.º e o 12.º anos, independentemente do tipo de ensino que frequentam (público, privado, regular, profissional ou internacional).
A meta é promover o sentido de espaço público e bem-comum, num processo de elevação de consciências e alteração de comportamentos que favoreçam a disseminação e o aprofundamento de uma cultura de integridade em Portugal.
Segundo os organizadores, o programa já foi implementado em 198 escolas de 8 países e 4 continentes, tendo envolvido diretamente 13.352 alunos e 514 professores.
Saiba mais sobre a narrativa pedagógica e o regulamento ou acesse o formulário de adesão. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail redescolas@all4integrity.org.














